Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:50 PM

Programa Água Doce será discutido com gestores em Teresina, no Piauí

Publicado em: 10/07/2019 16:07 | Atualizado em: 11/07/2019 15:07

 

Atividade tem como objetivo fortalecer a integração das instituições responsáveis pela iniciativa do MDR, que já atende sete cidades piauienses

IMG 090719 mdrBrasília-DF, 9/7/2019 – O Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) no Piauí será realizado no município de Teresina, nas próximas quarta (10) e quinta-feira (11). O objetivo é fortalecer a integração das instituições responsáveis pela execução da iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Durante a atividade, também são realizadas capacitações de técnicos dos núcleos gestores e de representantes dos municípios e das comunidades. No centro dos debates estão o papel de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, tendo como foco as áreas de saúde e educação das cidades envolvidas. Serão abordados dois aspectos principais: a operação dos sistemas e sua institucionalização como equipamento social para atender com água de qualidade os usuários dos serviços públicos de saúde e educação.

Além de coordenadores e gestores nacionais e locais do PAD, estarão reunidos representantes de empresas, instituições parceiras e das comunidades atendidas. Haverá, ainda, uma oficina de capacitação para a operação dos sistemas de dessalinização.

Encontros

Os encontros já ocorreram nos estados da Bahia, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Neste mês, Fortaleza, no Ceará, receberá as atividades nos dias 25 e 26. A reunião na cidade de Tobias Barreto, em Sergipe, será em 1º e 2 de agosto; e em São Luís, no Maranhão, acontece em setembro.

Água Doce

O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido.

Já foram entregues 639 sistemas de abastecimento em todo o semiárido. Desse total, 17 estão instalados em sete municípios do Piauí. Cerca de cinco mil pessoas são atendidas com água potável obtida por meio de dessalinizadores do Água Doce. Outros 37 estão em fase de implantação e devem iniciar a operação até o fim deste ano. O investimento total, considerando-se repasses federais e contrapartida do estado, é de R$ 13,9 milhões.

Atualmente, há 248 sistemas no Ceará, 145 na Bahia, 80 em Alagoas, 69 no Rio Grande do Norte, 50 na Paraíba e 29 em Sergipe.

[show_course id=”833,834″]