Orzil News
Brasília, April 20, 2024 2:12 PM

Programa Calha Norte beneficia cerca de 15 milhões de brasileiros em 10 estados

Publicado em: 01/09/2021 18:09 | Atualizado em: 01/09/2021 18:09

Manaus (AM), 31/08/2021 – O Programa Calha Norte (PCN) executa projetos para garantir o desenvolvimento sustentável de comunidades isoladas e a soberania nacional.

Sob coordenação do Ministério da Defesa, a iniciativa está presente em 442 municípios de 10 estados. Além da Região Norte, abrange Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Aproximadamente 15 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Programa, incluindo a população indígena.
Na área social, a iniciativa financia obras de infraestrutura como a construção de escolas, pontes, sedes de prefeituras, praças, pavimentação e estradas vicinais, por meio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os governos estaduais e municipais.

telhado.jpg

O Diretor do PCN, General de Divisão Ubiratan Poty, esclarece que os recursos para a construção de obras e aquisição de equipamentos “são oriundos de emendas parlamentares que visam melhorar a vida das pessoas”. No decorrer da semana, integrantes do Departamento do Programa Calha Norte visitam municipios como Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Manaus e Manacapuru, no Amazonas, e Cruzeiro do Sul, no Acre, com o intuito de verificar in loco as obras entregues.

Vistoria.jpg

Na segunda-feira (30), foram vistoriadas obras de um campo de futebol, de ampliação da feira do produtor e de um mercado público, no município de Manacapuru. Situada na margem esquerda do Rio Solimões, o município amazonense tem cerca de 99 mil habitantes.

campo de fut.jpg

Comerciante há 35 anos, Elisabeth Gomes Figueiredo, 59, é viúva e sustenta uma filha com a renda que obtem do pequeno comércio de acessórios localizada no centro comercial. Antes da inauguração do local, em dezembro de 2020, Elisabeth vendia seus produtos em uma praça próxima. “Nós trabalhávamos lá debaixo de sol e chuva. Hoje, nós temos banheiro, temos tudo aqui, graças a Deus”, disse.

Destaque.jpg

O Calha Norte atua no segmento militar com recursos do Ministério da Defesa, executando melhorias em unidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica localizadas na região abrangida pelo Programa.

Por Lane Barreto
Fotos: Antônio Oliveira

Confira os destaques da semana:

fonte: Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071