Orzil News
Brasília, April 25, 2024 2:16 PM

Programa Centelha já recebeu mais de 14 mil ideias inovadoras

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
Publicado em: 16/03/2020 15:03 | Atualizado em: 16/03/2020 15:03

Workshop em Brasília reúne gestores estaduais do programa para avaliar resultados e identificar ajustes

CGCS / MCTIC

Centelha é executado de forma descentralizada, com apoio dos gestores estaduais

Presente em 21 Estados, a primeira etapa do programa Centelha já recebeu mais de 14 mil ideias inovadoras de pessoas físicas e micro empresas, com mais de 35 mil empreendedores participantes nas equipes. Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em Brasília, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reúne gestores estaduais do Centelha para avaliar resultados e identificar ajustes no programa destinado a incentivar o empreendedorismo por meio de capacitações, subvenções financeiras e suporte.

O Centelha tem como metas até a sua conclusão capacitar 20 mil empreendedores e gerar quase 600 startups em todo o país. Para o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, que participou da abertura do workshop, o programa oferece a oportunidade de transformar ideias em negócios concretos.  “Quanta gente quer ter a oportunidade transformar sua ideia, seu projeto, em um negócio concreto? Este desafio é muito importante para o governo. A gente tem que preparar o país para esta realidade que estamos vivendo”, disse.

O investimento na implementação do programa, subvenções, bolsas de fomento tecnológico e contrapartidas estaduais é de R$ 41,5 milhões. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

Para a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Algéria Varela, que coordena o Centelha no Rio Grande do Norte, o programa trouxe muitos ganhos para o ecossistema de inovação da região. “Para o meu estado foi um ganho gigantesco. Nós conseguimos alavancar muitas ideias. O Centelha vem a contribuir com o primeiro edital de subvenção que teve uma participação maciça de todo o ecossistema de inovação, como as startups. O sistema é muito fácil de ser operacionalizado e isso facilita nosso trabalho”.

O programa é executado de forma descentralizada. Dos 21 Estados aprovados pela carta-convite da Finep, 18 já estão com o programa em andamento em diferentes fases, que vão desde a submissão de ideias (fase 1) até a contratação dos projetos (fase 4). Para o coordenador de Ambientes Inovadores do MCTIC, Publio Ribeiro, os números colocam o programa como um dos maiores do mundo no incentivo ao empreendedorismo.

“O número de 14,3 mil ideias submetidas nesses estados coloca o Centelha como um dos maiores programas de empreendedorismo inovador no mundo. Certamente o maior já realizado no Brasil”, aponta.

Workshop Centelha Brasília

[show_course id=”894,887″]
[show_course id=”899,902″]