Orzil News
Brasília, April 19, 2024 3:23 PM

Programa da AGU na TV fala sobre ação movida contra fabricantes de cigarro

  • #agu
Publicado em: 17/02/2020 17:02 | Atualizado em: 17/02/2020 17:02

O programa AGU Brasil desta semana mostra como anda a ação civil pública proposta pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra fabricantes de cigarro. Em uma decisão recente, a Justiça estabeleceu o prazo de 30 dias para que as indústrias tabagistas se manifestem no processo. A ação foi ajuizada há nove meses, mas as empresas brasileiras vinham se recusando a receber as notificações endereçadas a suas controladoras internacionais. A AGU cobra o ressarcimento das despesas que o Sistema Único de Saúde (SUS) teve como tratamento de doenças causadas pelo consumo do cigarro.

O programa exibe, ainda, reportagem sobre o canal de denúncias de patrimônio de devedores, criado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A ferramenta é importante para a recuperação de dinheiro público. A União tem cerca de R$ 2 trilhões para receber.

Vamos mostrar ainda que a AGU conseguiu mais autonomia para realizar acordos. É mais eficiência, rapidez e economia nos processos. E ainda sobre economia, o programa apresenta a política de hibernação de computadores que reduz o consumo de energia e o valor das contas de luz nas sedes da Advocacia-Geral em todo o país. Mais de R$ 1 milhão serão economizados por ano.

O programa AGU Brasil vai ao ar na TV Justiça às segundas-feiras, às 21h, com reprise na quarta-feira, às 7h30, quinta-feira, às 19h, sábado, às 9h, e domingo, às 20h30.

Você também pode sugerir reportagens para o programa. Basta enviar um e-mail para [email protected]

[show_course id=”892,881″]

[show_course id=”890,853″]