Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:51 AM

Programa de Aceleração do Espaço Finep começa capacitação de 10 startups selecionadas

Publicado em: 11/11/2021 15:11 | Atualizado em: 11/11/2021 18:11

Ao todo, foram selecionadas 10 empresas startups, de setores como Saúde, Meio Ambiente, Nanotecnologia e Biotecnologia (ver lista abaixo), que receberão auxílio para atividades de revisão e ou adequação de propostas de valor e modelos de negócios, bem como na identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes. Todo esse trabalho alinhado ao processo de construção de uma estratégia de comercialização de produtos e serviços. As empresas que realizarem a contento todas as atividades, receberão um prêmio no valor de R$ 150 mil.

A Fase 1, que irá abordar o Modelo de Negócios das startups, vai até o dia 17 de dezembro e será realizada de forma virtual. Essa atividade terá como foco a discussão da oferta e do posicionamento dos produtos e serviços das empresas, assim como as estratégias de produção, precificação e comercialização.

A fase 2, voltada para capacitação em marketing e vendas – acontece no período de 11 de janeiro a 24 de fevereiro de 2022, e será realizada de forma virtual até a 6ª semana, e presencial na 7ª semana, nas instalações do Espaço Finep no Rio de Janeiro. Nessa etapa, o foco será o treinamento em estratégia e táticas de marketing e vendas, abrangendo ações no mundo físico, virtual e ações integradas.

Por fim, a Fase 3 – Inteligência de mercado – que terá início no dia 8 de março e irá se estender até 31 de março de 2022, adotará o modelo híbrido (virtual e presencial), com agenda e programação a serem confirmadas. Nesta última fase, serão identificadas potenciais demandas, ofertas, parcerias tecnológicas, parcerias comerciais e clientes.

Segundo o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep/MCTI, Maurício Marques, a relevância do Espaço Finep está na sua capacidade de alavancar ações de comercialização das startups apoiadas, e de interagir com outros programas públicos e privados de apoio à inovação. A iniciativa tem como parceiros a Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Tata Consultancy Services e o Parque Tecnológico da UFRJ.

Conheça as 10 empresas selecionadas pela banca de avaliação do Programa:

AFFG (galax.ia) – galax-ia.com – Saneamento

A startup desenvolve soluções para perdas na distribuição de água, que no Brasil representam cerca de 40%, gerando prejuízo e dificuldades para o setor e o país. Seus sistemas, utilizando internet das coisas e inteligência artificial, auxiliam empresas de saneamento a alcançarem as metas de eficiência operacional e redução do desperdício. O Sistema de Detecção de Vazamentos utiliza machine learning para processar os dados coletados e o Sistema de Atuação e Controle atua na rede de distribuição, de forma a reduzir ou eliminar as falhas imediatamente.

Biotech4life Soluções – www.biotech4life.com.br – Saneamento e Meio Ambiente

A Biotech4life produz soluções ambientais baseadas em produtos biotecnológicos. Seus principais produtos são o BioLisex e o BioClinex. O primeiro opera a biotransformação de resíduos de camarão e peixe, em produtos de valor agregado, por meio de um consórcio de bactérias que realiza sua hidrólise. O segundo é um remediador que faz a biodegradação de resíduos oleosos, com duas estratégias de descontaminação em um só produto: bioaumentação (adição de microrganismos degradadores) e bioestimulação (estimulação de microrganismos locais).

Eleve Science – www.elevescience.com.br – Saúde

Empresa de serviços de P&D farmacêutico com transferência de PI, leva produtos inovadores de alto valor agregado ao mercado e atende à pressão regulatória e social de substituição de modelos animais em pesquisa científica. Possui tecnologia própria de sistemas de teste e produz pele sintética para a condução de estudos in vitro. A empresa desenvolve, ainda, biomoléculas proprietárias, com foco em antienvelhecimento e câncer, com tecnologia própria de encapsulamento e sistemas de liberação de fármacos.

Ezscience Biotecnologia – www.ezscience.com.br – Saúde humana/animal e agronegócio

A startup atua na produção de insumos biotecnológicos para as áreas da saúde humana, veterinária e agropecuária. Atualmente, se dedica à pesquisa e desenvolvimento de um kit diagnóstico para a identificação de antígeno e anticorpos contra a covid-19. Desde o início da pandemia, a empresa passou a produzir anticorpos contra a proteína S (SPIKE) do Sars-Cov- 2, que são purificados de ovos de galinhas poedeiras. No mercado interno de insumos diagnósticos, não existe fabricação de kits contendo insumos 100% nacionais.

ISnano (Inovação e Soluções em Nanotecnologia) – não possui site   – Nanotecnologia e Saúde

Empresa de P&D para transferência de nanotecnologia de forma simples, acessível e reprodutível para os setores de saúde e qualidade de vida humana e animal. Seu modelo de negócios atua na forma de projetos estruturados, de acordo com a linha e a complexidade do produto desejado pelo cliente, viabilizando formulações nanotecnológicas e agregação de valor aos produtos finais. Possui foco em produtos comercializados por farmácias de manipulação, ofertando nanopartículas, filmes poliméricos, nanoemulsões e nanogéis.

IQX – Inove Qualyx – www.iqx-inove.com.br – Química e Meio Ambiente

Empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis na área de química, em modelo de consultoria ou participação na venda do produto final. A IQX resolve, principalmente, problemas de segurança relacionados à descarga eletrostática e problemas sócio-ambientais relacionados à reciclagem de materiais diversos. Dentre os produtos, destacam-se as linhas de aditivos condutivos, regenerativos, compatibilizantes e antivirais para embalagens, artefatos de plástico, vestuário, borracha e produtos químicos e hospitalares.

Luna Greentech – lunagreentech.com.br – Química e Cosméticos

A Luna atua no desenvolvimento de inovações sustentáveis na produção de insumos para cosméticos veganos e livres de petrolatos, parabenos e solventes tóxicos. Os insumos naturais são extraídos de plantas ou subprodutos ainda não aproveitados pela indústria tradiconal. Comercializa uma partícula esfoliante patenteada, desenvolvida a partir de rejeitos do processamento da goiaba, extratos vegetais glicólicos e hidro alcoólicos, ativos naturais e partículas de quartzo também de rejeitos, que substituem os microplásticos, já proibidos nos mercados europeu e americano.

Medica Aplicativos Médicos – www.medicaexpert.com.br – Saúde

Healthtech que desenvolveu o Medica Expert, utilizado por médicos em situações em que existam dúvidas na prescrição de medicamentos ou necessidade de realizar cálculos complexos. O aplicativo previne erros, diminuindo sua ocorrência em até 90%. Diferente de outras soluções, que focam em conteúdo massivo sem tratamento, o app utiliza abordagens ativas e tecnologias inovadoras, contando com a automatização de processos de cálculo e seleção de medicamentos e anestesia, garantindo assim prescrição individualizada e padrão-ouro perante a literatura médica.

NeoPTO – neopto.com/ – Transversal PI (Propriedade Intelectual)

Desenvolve Agentes Artificiais de Propriedade Intelectual, assistentes digitais que trabalham nas áreas de patentes e propriedade intelectual e que podem ser utilizados por qualquer pessoa. Os Agentes Artificiais automaticamente encontram, leem, analisam e interpretam dados científicos e patentários de acordo com os parâmetros atribuídos pelos usuários, tornando mais simples as diversas etapas do processo de patenteamento, elaborando, a partir de modelos de Inteligência Artificial, documentos complexos similares aos de um profissional da área.

Pineal 3D – www.pineal3d.com.br – Saúde Animal

Startup de impressão 3D com foco na medicina veterinária, desenvolvendo dispositivos ortopédicos, de mobilidade e acessibilidade para animais domésticos e silvestres de pequeno, médio e grande portes. Prototipa e imprime próteses personalizadas para cada necessidade do animal, como amputação total ou parcial do membro. Produz ainda órteses de correção ou de auxílio a movimentação, cadeiras de rodas sob medida leves e resistentes (pélvica e torácica), andadores e biomodelos, além de dispositivos de proteção a pets com deficiência visual.

fonte FINEP

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!

Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+


16 e 17 – Plataforma +BRASIL 2 (Execução e Prestação de Contas), 16h 2dias. Confirmado!

16 e 17 – Captação de Recursos Federais , 16h 2dias. Confirmado!

16 e 17 – O Pregão na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), 16h 2dias. Últimas Vagas!

17 e 18 – Planilha de Custos e Formação de Preços, 16h 2dias. Últimas Vagas!

18 e 19 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2dias Confirmado!

18 e 19 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021 Últimas Vagas!

22 a 26 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Últimas Vagas!

24 a 26 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Últimas Vagas!

24 a 26 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias Confirmado!

29 e 30 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas, 16h 2dias. Confirmado!

29 e 30 – Termo de Execução Descentralizada – TED, 16h 2dias. Confirmado!

29 a 03/12 – Plataforma +BRASIL – Completo: Imersão de 40h, 5 dias Últimas Vagas!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 03 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias Confirmado!

02 e 03 – Entendendo a Legislação de Convênios, 12h 2 dias, Últimas Vagas!

02 e 03 – A Responsabilidade dos Agentes Públicos perante o TCU, 16h 2 dias

06 e 07 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias Últimas Vagas!

06 a 08 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Últimas Vagas!

06 e 07 – Emendas Parlamentares, 16 horas 2 dias Confirmado!

06 a 10 Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

8 Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

09 e 10 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias Últimas Vagas!

13 e 14 Captação de Recursos Federais, 16h 2 dias

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

15 a 17 Panorama do Terceiro Setor e Administração Pública – Marcos Regulatórios de Parcerias, 24h, 3 dias

20 a 22 Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias

20 a 22 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021, 12h 3 dias 


Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

20 a 21 A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias Confirmado!

24 a 28 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias Confirmado!

27 e 28 – Entendendo a Legislação de Convênios, 16h 2 dias

 

 

 


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 02 Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2dias

03 e 04 Emendas Parlamentares, 16h 2 dias

10 a 11 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias

14 Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

15 e 16 Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED), 16h 2 dias

17 e 18 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias

21 Captação de Recursos para Parques Tecnológicos, 8h 1 dia

21 e 22 – Planilha de Custos e Formação de Preços, 16h 2dias

22 e 23 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias

24 e 25 – O Pregão e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), 16h 2dias

23 a 25 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias

21 a 25 – Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

07 e 08 – Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2 dias

10 e 11 Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade e a  Nova Lei nº 14.133/2021, 16h 2 dias

14 a 18
Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

17 e 18 – Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU, 16h 2 dias

24 e 25 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias

28 a 30 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias

28 a 30 Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

04 e 05 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos e a Nova Lei nº 14.133/2021, 16h  2dias

07 e 08 Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021), 16h 2 dias

11 e 12 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios, 16h 2 dias

18 a 20 Panorama do Terceiro Setor e Administração Pública – Marcos Regulatórios de Parcerias, 24h, 3 dias

26 e 27 Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED), 16h 2 dias

28 e 29 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias 

25 a 29 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

25 e 26 – Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2 dias

28 e 29 – Tomada de Contas Especial – TCE, 16h 2 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

03 e 04 – Processo de Apuração de Responsabilidade – PAR e Processo Administrativo Disciplinar – PAD, 16h 2dias

04 e 05 – Políticas Públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, 16h 2dias

16 a 20 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

 

 

 


27 JUN a 01 JUL  Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

Valores de Investimentos:
– Curso de 08 horas (1 dia): R$ 2.247,00 (Presencial) / R$ 1.247,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 12 horas (2 dias): R$ 2.547,00 (Presencial) / R$ 1.547,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 16 horas (2 dias): R$ 2.747,00 (Presencial) / R$ 1.747,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 24 horas (3 dias): R$ 3.247,00 (Presencial) / R$ 2.247,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 40 horas (5 dias): R$ 4.247,00 (Presencial)