Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:10 PM

Programa do Sebrae com CNPq/MCTI ajuda milhares de empresas por meio da inovação

Publicado em: 26/08/2021 11:08 | Atualizado em: 26/08/2021 11:08
Mesmo na pandemia, pequenos negócios aumentaram produtividade e faturamento com soluções inovadoras propostas por bolsistas
Ali.jpg

O Programa ALI (Agente Local de Inovação) tem ajudado a preservar e desenvolver milhares de Micro e Pequenas Empresas (MPE) em todo o Brasil por meio da inovação. O programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conta com a parceria do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O ALI também faz parte do programa do governo federal Brasil Mais, coordenado pelo Ministério da Economia.

“Temos conseguido, mesmo em época de pandemia, uma média de aumento de 8% na produtividade e de até 50% no faturamento das MPE, o que é altíssimo”, revelou o gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Macedo Cabral. Os resultados expressivos foram apresentados na terça-feira (24), durante uma reunião promovida pelo MCTI para discutir o andamento e implantação de políticas de C,T&I no país, com a participação de representantes do ministérios e de instituições do setor.

“É uma notícia muito boa. A gente precisa usar o conhecimento e a inovação para gerar essa melhoria para as empresas e mudar a vida das pessoas“, reforçou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante o encontro.

O Programa ALI oferece bolsas a recém-graduados, por meio do CNPq/MCTI, para atuar junto a micro e pequenos empreendedores com soluções inovadoras que ajudam no fortalecimento do negócio. Atualmente, são 1.015 bolsistas de inovação em campo em todo o Brasil. Desde 2010, a parceria entre Sebrae e CNPq/MCTI já ofereceu mais de 8 mil bolsas e beneficiou 300 mil pequenos negócios.

O projeto atua como um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa. “Esse bolsista leva uma caixa de ferramentas de metodologias e do ecossistema de inovação para o empresário. Depois que o empresário aplica essa metodologia, o bolsista apresenta diversos parceiros, a exemplo de startups e do próprio CNPq/MCTI, como mecanismos de apoio a essa empresa”, explica o gerente de Inovação do Sebrae.

Pesquisador empreendedor
Outro destaque da parceria entre Sebrae e CNPq/MCTI é o Catalisa, programa que incentiva pesquisadores a se tornarem empreendedores e criarem negócios inovadores de base tecnológica. O Catalisa é focado em mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, em exercício profissional, e tem o objetivo de prepara-los para o mercado empreendedor, facilitando o processo de transferência de tecnologia das universidades para empresas. Os pesquisadores selecionados recebem capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

A primeira etapa do programa teve 1,6 mil grupos de pesquisa inscritos, sendo que 1 mil propostas foram selecionadas e participaram de capacitação. Deste total, cerca de 250 grupos serão selecionados para segunda fase do programa, que contará com um investimento total de R$ 41 milhões. Nesta segunda etapa, os selecionados receberão bolsas para transformar as pesquisas desenvolvidas em protótipos de produtos para o mercado. “O diferencial desse programa é o acompanhamento de gestão e de negócios constantes sobre o projeto, o que leva a uma aceleração do negócio”, finaliza Paulo Renato Macedo Cabral.

fonte MCTI