Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:06 PM

Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável abrange regiões acometidas pela seca

  • #mrosc
Publicado em: 26/10/2020 19:10 | Atualizado em: 26/10/2020 21:10
 Aproximadamente 640 municípios do semiárido brasileiro são atendidos pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável, conhecido como Operação Carro-Pipa. A ação é possibilitada por meio de parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército. A definição dos municípios beneficiados atende a situações de emergência ou de calamidade pública e reconhecidos pelo Governo Federal.

A distribuição de água é feita por cerca de 4,3 mil pipeiros, responsáveis pela coleta de mananciais e pelo abastecimento de 47,6 mil pontos de distribuição. Esses pontos geralmente são cisternas coletivas e o número pode variar de acordo com a dinâmica conjuntural, conforme a seca agrave ou haja ocorrência de chuvas. As cisternas comunitárias são prioridades no abastecimento e a proporção utilizada é de 20 litros de água, por pessoa, por dia.

Os caminhões que fazem a distribuição de água são identificados com as informações da operação. As contratações dos pipeiros e a fiscalização do trabalho deles são feitas pelas organizações militares localizadas na região atendida pelo programa, Nordeste brasileiro e norte do Estado de Minas Gerais. A iniciativa é coordenada pelo Comando de Operações Terrestres e executada pelo Comando Militar do Nordeste. A grande capilaridade das Forças Armadas possibilita que municípios de difícil acesso sejam atendidos.

O Convênio que originou o programa foi firmado entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o Exército brasileiro em 1998 para que as regiões do semiárido nacional fossem abastecidas de água potável. Os recursos para manutenção do programa são repassados ao Ministério da Defesa pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Entre as atribuições do município estão localização dos mananciais ou pontos de captação de água potável; as localidades que serão abastecidas; o número de pessoas que serão atendidas e um laudo de potabilidade dos mananciais.

Disque Denúncia
A Operação Carro-Pipa disponibiliza números de telefone para que a comunidade possa entrar em contato para sugestões, reclamações ou até mesmo eventuais denúncias. Para entrar em contato com o Comando Militar do Nordeste, o número é 0800 2580 005 e o da Secretaria Nacional de Defesa Civil é 0800 61 0021. Além disso, os beneficiários do programa podem entrar em contato com o quartel responsável pela área.

Por Isabela Nóbrega
Fotos: divulgação Forças Armadas

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Agenda Dezembro 2020 – Cursos Plataforma Orzil Online: https://orzilonline.com.br/courses