Orzil News
Brasília, April 19, 2024 9:42 AM

Programa Internet para Todos já tem adesão de 70% dos municípios brasileiros

Publicado em: 18/04/2018 13:04 | Atualizado em: 18/04/2018 14:04

Programa Internet para Todos já tem adesão de 70% dos municípios brasileiros

A meta é chegar a todos os municípios

 17/04/2018 18h23

Após pouco mais de três meses do seu lançamento, o programa Internet para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já recebeu a adesão de 70% dos municípios brasileiros. Isso significa que 3.865 cidades completaram a inclusão no programa e terão internet com alta velocidade em localidades hoje sem conectividade. Segundo o ministro Gilberto Kassab, esse é a maior ação de inclusão social e digital do governo federal.

“Nenhum brasileiro ficará sem banda larga no país, independente de onde morar. O nosso satélite levará conectividade a todos os cantos do Brasil”, afirmou o ministro nesta terça-feira (17) em Uberlândia (MG), durante apresentação do programa a representantes de prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap).

No encontro, Kassab explicou que as cidades beneficiadas nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em junho, e a expectativa é que sejam instalados 200 equipamentos por dia.

Ao explicar a importância de levar banda larga para todas as localidades que hoje não possuem conectividade, o ministro deixou claro que as prefeituras não terão qualquer custo, exceto a do consumo de energia elétrica e a segurança dos equipamentos.

O prefeito de Prata, Anuar Arantes Amui, diretor da Amvap, disse que o programa vem atender aos anseios dos municípios, pois há dificuldades técnicas e financeiras de levar internet para localidades que ficam a dezenas de quilômetros de distância das sedes municipais.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, aproveitou a presença do ministro para assinar o termo de adesão. “Completo aqui mais um instrumento que beneficiará a população de nossa cidade. A partir de agora, aqueles que não têm banda larga em seus bairros estão próximo de ter.”

Já são 3,8 mil ou 70% dos municípios brasileiros que assinaram o termo de adesão ao Internet para Todos. Em cinco estados (Acre, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), já passa de 90% a porcentagem de cidades que aderiram, mostrando a confiança dos prefeitos no maior programa de inclusão digital do país.

Adesão

O termo de adesão assinado pelos municípios define a infraestrutura básica e as condições para a participação no Internet para Todos. As prefeituras indicam as localidades passíveis de atendimento, que receberão as antenas para a distribuição do sinal de internet. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas a preços reduzidos.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas e desenvolvimento dos cientistas brasileiros que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Telebras

A Telebras é a primeira empresa de telecomunicações credenciada pelo MCTIC e já está se preparando para cumprir os objetivos do Internet para Todos. Assim que receber as informações consolidadas do MCTIC, a empresa fará uma análise das localidades e iniciará a busca e credenciamento de empreendedores e pequenos empresários que serão os responsáveis por comercializar o serviço de internet em cada localidade.

A Telebras investirá na identificação e treinamento destes empreendedores, que farão a operação do sistema de vendas. Será firmado um contrato com o empreendedor, garantindo a execução do programa de maneira descentralizada.

Uma grande parte da infraestrutura  necessária para atendimento ao Internet para Todos será fornecida pela empresa parceira da Telebras no Brasil, que é uma das maiores operadoras de satélite do mundo. Serão adotados modelos de equipamentos já testados em mercados como o México, caracterizados pela facilidade de operação. O primeiro lote de antenas de recepção via satélite (VSAT´s), antenas de wifi profissionais, terminais de operação e demais sistemas já foram fabricados e estão em processo de importação para o Brasil.

Fonte: MCTIC

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Formação de Gestores no Serviço Público (Liderança & Coaching)

Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes. Incluí o papel do coaching no novo cenário institucional.

14 e 15 de maio de 2018 / Brasília – DF