Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:42 AM

Programa Laboratórios de Campanha do MCTI alcança mais de 180 mil testes de Covid-19 realizados

Publicado em: 09/03/2021 20:03
Iniciativa vai investir R$ 35 milhões para ampliar capacidade de testagem em 13 universidades nas 5 regiões do país
Screenshot_2021-03-09 Power BI Report.png

Oprograma Laboratórios de Campanha MCTI completou em março mais de 180 mil testes diagnósticos de Covid-19 realizados em 13 universidades de todo o país. Por meio da RedeVirus MCTI, a iniciativa vai investir no total R$ 35 milhões para ampliar a capacidade de testagem de instituições nas 5 regiões do Brasil. A detecção e o diagnóstico são ações essenciais para o planejamento de medidas de controle da doença.

O projeto promoveu a ampliação da capacidade de realização de testes moleculares PCR para a detecção do vírus Sars-Cov-2 nas universidades que fazem parte da rede. Segundo André Massenssini, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do programa, a iniciativa pretende levar ainda à rede de instituições um novo método de detecção da doença por meio de amostras de saliva.

“Esse projeto prevê a realização de 100 mil testes diagnósticos por mês e teve como formato uma chamada com recursos repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Toda infraestrutura de pesquisa conta com equipamentos necessários que haviam sido previamente adquiridos e pessoal capacitado. Em paralelo, os laboratórios de campanha irão avaliar a utilização de uma técnica de diagnóstico simples e rápida que pode detectar o vírus em uma amostra de saliva e apresentar o diagnostico em minutos”, explica.

Além da UFMG, a rede de laboratórios de campanha congrega as universidades federais Fluminense (UFF), da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE), de Goiás (UFG), de São Paulo (Unifesp), de Santa Maria (UFSM), do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Amazonas (Ufam), do Paraná (UFPR), do Oeste da Bahia (Ufob) e a Estadual de Santa Cruz (Uesc/BA).

“Num primeiro momento, a capacidade foi dobrada. Atualmente, temos capacidade de realizar até 5 vezes mais testes em um dia do que tínhamos antes do projeto, de 80 testes para 400 testes por dia nos dois laboratórios”, afirma o professor Emanuel Souza, da UFPR.

“Antes do início do projeto com a FINEP/MCTI, tínhamos feito em torno de 4 mil exames. Com apoio FINEP/MCTI estamos chegando à marca dos 10 mil exames, no total”, diz o professor Jaime Amorim da UFOB.

A Rede Vírus MCTI é um comitê que reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do ministério, centros de pesquisa e universidades com o objetivo de integrar iniciativas em combate a viroses emergentes. A rede, criada em fevereiro de 2020, funciona como um comitê de assessoramento estratégico que atua na articulação de laboratórios de pesquisa, com foco na eficiência econômica e na otimização e complementaridade da infraestrutura e de atividades de pesquisa que estão em andamento, em especial com o coronavírus.