Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:36 PM

Programa Lixão Zero se espalha por regiões Sul e Nordeste do Brasil

Publicado em: 26/01/2021 10:01 | Atualizado em: 26/01/2021 10:01

Ações são voltadas a educação e melhores condições de trabalho para catadores

O Ministério do Meio Ambiente destinou recursos para ações do programa Lixão Zero em municípios nos estados de Alagoas e Santa Catarina. Ao todo, perto de 20 municípios onde vivem mais de 520 mil brasileiros serão beneficiados por ações que vão implementar e melhorar a gestão do lixo em ambos estados.

Em Alagoas, o município a receber recursos é o de Arapiraca, segundo mais populoso do estado. Além de equipamentos e ações de educação ambiental, o município receberá assessoria técnica especializada para capacitação de cooperados, visando melhorias nas condições de trabalho dos catadores, na gestão e no processo de coleta seletiva regular.

Santa Catarina será contemplado no âmbito do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), sediado em Lages. Alcançando 18 municípios consorciados, os valores serão dirigidos para a organização e fortalecimento das cooperativas de catadores nas cinco microrregiões onde ficam as centrais de gerenciamento de resíduos sólidos da Serra Catarinense.

As ações estão previstas no programa Lixão Zero, que apoia estados e municípios na destinação ambientalmente adequada dos resíduos, reforçando o cuidado com o solo, a água, o ar, a biodiversidade e o bem-estar dos brasileiros.

Ações relacionadas: ecoturismo

Dois dos municípios contemplados abrigam o Parque Nacional de São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, que estão sendo beneficiados por outra ação do MMA: a inclusão do parque na agenda de concessões, criada para atrair investimento privado para a proteção ambiental e estruturar o ecoturismo em parques nacionais, impulsionando a economia local.

Ascom MMA