Orzil News
Brasília, April 24, 2024 12:03 PM

Programa Luz Para Todos na Escola provê energia elétrica à escolas da rede pública

Publicado em: 28/05/2021 23:05 | Atualizado em: 28/05/2021 23:05
Ação é gerida pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com o Ministério da Educação

O Programa Luz para Todos na Escola foi instituído em novembro de 2003 com o objetivo de garantir o fornecimento de energia elétrica às escolas, em articulação com o Programa Luz para Todos. Com essa parceria, as escolas sem fornecimento de energia elétrica, identificadas pelas informações do Censo Escolar, têm atendimento prioritário no Programa.

O Programa Luz para Todos, que estimulou a ação do Ministério da Educação (MEC) voltada para as escolas, é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Além disso, o Programa é operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural, em parceria com os governos estaduais.

No MEC, o Programa Luz para Todos na Escola é gerido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). Somente em 2018, o MEC, por meio da Semesp, encaminhou, para o MME uma relação de, aproximadamente, 4 mil escolas da campo, indígenas e quilombolas que informaram no Censo Escolar da Educação Básica a inexistência de energia elétrica para atendimento pelo Programa Luz Para Todos desse Ministério.

fonteAssessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Semesp