Orzil News
Brasília, March 29, 2024 12:55 PM

Programa sobre Ética e Cidadania conta com parceria do MEC

  • #mrosc
  • #cgu
Publicado em: 27/10/2020 22:10 | Atualizado em: 27/10/2020 22:10
Diversos conteúdos, como revista em quadrinhos, tirinhas, vídeos animados, cursos e guias do professor são disponibilizados para download e podem ser baixados para uso off-line.

A Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com vários órgãos, como a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), desenvolve um conjunto de iniciativas de capacitação e gestão do conhecimento chamado Educação Cidadã. Uma das ações que se destaca é o Programa “Um Por Todos e Todos Por Um – Pela Ética e Cidadania (UPT)”.

O UPT é voltado para o público infanto-juvenil e conta com a colaboração do Instituto Maurício de Souza. O objetivo é provocar a reflexão sobre autoestima, participação, inclusão social, democracia e interesse público – temas importantes para a construção da cidadania no público infanto-juvenil. O Programa tem ações de capacitação e de gestão do conhecimento com proposta pedagógica, conteúdo didático e ludicidade nos materiais. Para os professores, por exemplo, há cursos como “Ética, cidadania e o combate à corrupção”, disponíveis na plataforma AVAMEC, do MEC. A carga horária é de 20 horas e o curso já foi visualizado por mais de 46 mil pessoas.

Com a parceria do MEC e do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), o Programa foi universalizado para formato digital e interativo, possibilitando a participação de estudantes e educadores de qualquer instituição educacional – pública ou privada – de forma gratuita. A parceria com o MEC, também, resultou na ampliação do UPT para todos os anos do ensino fundamental I, com a produção de revistas em quadrinhostirinhasvídeos de animação disponíveis no YouTube e guias do professor, com a inserção de personagens da Turma da Mônica – materiais disponíveis, inclusive, em formato digital, podendo ser baixado pelas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Todo conteúdo está disponível no site do programa.

Quem tiver interesse no Programa pode e deve procurar o prefeito, o governador, a Secretaria de Educação Municipal ou Estadual e sugerir a aplicação do Programa na sua região. No caso das instituições privadas, é necessário solicitar ao corpo diretivo da instituição que faça a adesão. Para mais informações, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

Agenda Dezembro 2020 – Cursos Plataforma Orzil Online: https://orzilonline.com.br/courses