Orzil News
Brasília, April 25, 2024 4:56 PM

Progredir oferece mais de mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes

Publicado em: 01/08/2019 18:08 | Atualizado em: 01/08/2019 18:08

Cursos serão disponibilizados em seis cidades brasileiras

Foto: arquivo

O governo federal está oferecendo mais de mil vagas em cursos profissionalizantes voltados para jovens inscritos no Cadastro Único. Ofertadas por meio do plano Progredir, em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), as aulas serão presenciais e os alunos não precisarão pagar nada pelo curso.

A secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, destaca que os cursos priorizam a inserção do jovem no mercado de trabalho, já que são criados com base na necessidade das empresas. “O IOS realiza pesquisas em grandes empresas para oferecer cursos específicos para demandas dos empregadores. Terminando as aulas, eles já sabem que há um grupo que atende às suas necessidades, facilitando a contratação dos jovens e garantindo renda”, afirma.

Ela ressalta que, no ano passado, mais da metade dos estudantes destes cursos conseguiram emprego. Segundo Rita Passos, as vagas são quase uma garantia de emprego. “Em 2018, foram formados 2.400 jovens. Atualmente, cerca de 1.230 estão empregados. A empregabilidade é quase certa”, comenta.

As 1.138 vagas gratuitas oferecidas pelo Progredir estão distribuídas entre as cidades de São Paulo, Campo Limpo Paulista, Diadema e Barueri, no estado de São Paulo. Além da capital mineira, Belo Horizonte e Joinville, em Santa Catarina. Os cursos fazem parte de um conjunto de ações do governo federal para incentivar a geração de emprego e renda entre jovens do Cadastro Único.

Para ter acesso aos cursos, o interessado deve se cadastrar no programa Progredir por meio do site cidadania.gov.br/progredir e realizar a inscrição no curso desejado até o dia 18 de agosto. As aulas estão previstas para iniciarem nos dias 19 e 24 deste mês. As áreas contempladas são gestão de empresas, de pessoas e de negócios com o uso de softwers modernos.Os cursos têm duração aproximada de quatro meses.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento – 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania

[show_course id=”825,824″]