Orzil News
Brasília, April 20, 2024 6:14 AM

Projeto Belém Porto Futuro

Publicado em: 08/05/2018 14:05 | Atualizado em: 08/05/2018 14:05

Projeto Belém Porto Futuro

Investimentos do Ministério da Integração somam R$ 31,5 milhões. Empreendimento deverá criar oportunidades, emprego e renda para a região

07/05/2018 | 20:42

As obras da primeira etapa do Projeto Belém Porto Futuro já são realidade. A iniciativa federal, que prevê a revitalização da área portuária na capital paraense, busca transformar o espaço em um polo de desenvolvimento com geração de empregos, renda e novos serviços para a região. Os investimentos do Ministério da Integração Nacional somam R$ 31,5 milhões e vão garantir a construção de um parque urbano com serviços de entretenimento, cultura e lazer. Hoje, o fluxo na zona portuária e na Estação das Docas é de 4.000 pessoas por dia. Após a implantação do Projeto Belém Porto Futuro, a expectativa é de que a movimentação ultrapasse 8.000 pessoas diariamente.

O projeto inclui, ainda, outras obras de urbanização como estacionamentos, a recuperação da Praça General Magalhães e a construção da Praça do Futuro. Mais de 200 empregos diretos já estão sendo gerados durante as obras e serviços de revitalização.

O Belém Porto Futuro terá arquitetura moderna e inovadora, com espaço de exposição de artesanatos, shows, teatros, quiosques com opções de comidas e bebidas típicas, espaço para lazer infantil, centro de convenções e estacionamento. Além disso, há a preocupação com a segurança, que será garantida com a instalação de posto policial, gradil ao redor do parque e sistema de monitoramento.

Também será implantada uma bacia de escoamento das águas pluviais para evitar alagamentos na região em época de fortes chuvas. O projeto será implantado em etapas. A segunda fase, que pretende ampliar ainda mais o potencial turístico com fortalecimento do lazer, turismo e cultura no local, está em processo de elaboração de projeto.

Investir no desenvolvimento regional é uma das prioridades do Ministério da Integração, como forma de garantir o avanço de indicadores socioeconômicos. A localização do Porto Futuro é estratégica: está a cerca de 120 quilômetros do Oceano Atlântico, por exemplo. A capital paraense está entre as 20 principais cidades brasileiras em relação a conexões empresariais com três metrópoles nacionais – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Com cerca de 1,4 milhão de pessoas, é uma das 40 áreas de concentração populacional do País.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Projeto Belém Porto Futuro.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Elaboração e Análise de Termo de Parceria

Abordagem do correto entendimento, formalização, celebração, execução e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.

04 e 05 de junho de 2018 / Brasília – DF