Orzil News
Brasília, April 25, 2024 3:35 PM

Projeto Hortas Pedagógicas, do Governo Federal, segue com produção de alimentos nas escolas e ampara famílias durante a pandemia

Publicado em: 16/09/2020 09:09 | Atualizado em: 16/09/2020 10:09
Apesar de as aulas presenciais estarem suspensas, os cuidados com as plantações continuam. Alimentos contribuem para o sustento e a nutrição saudável de toda a comunidade escolar

Na zona rural do Piauí, o plantio e a colheita de verduras e legumes na Escola Municipal José Pacífico de Sousa não pararam. A produção é realizada graças ao projeto Hortas Pedagógicas, do Governo Federal, parceria entre o Ministério da Cidadania, a Embrapa Hortaliças e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atende a estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, além de professores, gestores, merendeiras, nutricionistas e pais de alunos. Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus, o projeto se mantém. Aulas remotas auxiliam a comunidade escolar nos cuidados com a horta.

“Cerca de 30% da comunidade escolar está sendo beneficiada. Pode parecer pouco, mas é muito em virtude da pandemia, por não haver contato direto. O que está ajudando são as aulas remotas. Sem isso, não teria chances de o projeto continuar. Como exemplo, tem um pai de aluno que faz hambúrguer, e nós doamos alguns pés de alface para ele. Assim vamos sustentando a horta”, afirma Fernando Ferreira de Sousa, diretor da Escola Municipal José Pacífico de Sousa.

O Hortas Pedagógicas tem o objetivo de aumentar a segurança alimentar e nutricional de famílias com altos índices de vulnerabilidade, por meio da educação multidisciplinar e pela distribuição dos alimentos cultivados. O projeto começou em 2018 em dois municípios: São Luís (MA), na Unidade de Educação Básica Jackson Lago (zona urbana) e na Unidade de Educação Básica Augusto Mochel (zona rural); e José de Freitas (PI), na Escola Municipal Tia Amélia (zona urbana) e na Escola Municipal José Pacifico de Sousa (zona rural). Na época, foram capacitadas 1.800 pessoas da comunidade escolar.

No município de José de Freitas, 500 alunos foram beneficiados diretamente pelo projeto. As escolas vêm realizando o plantio e o cuidado com as hortas, sob a orientação do Instituto Federal do Piauí – Campus de José de Freitas, além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal. “Neste ano, desde o mês de julho, já produzimos alface, couve, coentro, cebolinha, tomate e abobrinha. Fazemos a distribuição às famílias e aos funcionários, já que não estamos tendo aulas presenciais. O projeto não parou. Estamos trabalhando firme e forte”, conta o diretor Fernando.

Para expandir a implantação do Hortas Pedagógicas, o Ministério da Cidadania realizou em 2019 parceria com as secretarias estaduais da Educação de Amapá, Alagoas, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul, a partir de critérios estabelecidos por meio de Edital de Justificativa. As parcerias envolvem recursos da ordem de R$ 1.265.109,05 por parte do Ministério da Cidadania, sendo o valor de contrapartida de R$ 98.907,44.

Ao longo do desenvolvimento do projeto do Governo Federal, incorporou-se a participação de empresas de assistência técnica, unidades descentralizadas da Embrapa e instituições de ensino, numa parceria de alimentação saudável que beneficia escola, família e sociedade.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

PRT Presencial

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.