Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:15 AM

Projeto obriga INSS a enviar extrato de contribuições previdenciárias ao trabalhador

  • #siconv
Publicado em: 26/02/2020 16:02 | Atualizado em: 26/02/2020 16:02

Reunião ordinária para votação do parecer do relator. Dep. Alexandre Frota (PSL - SP)

Alexandre Frota: trata-se de mais um instrumento de transparência e segurança ao trabalhador

O Projeto de Lei 51/20 obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a emitir e enviar anualmente ao trabalhador um extrato detalhando os recolhimentos das contribuições previdenciárias realizados pelo empregador nos meses de janeiro a dezembro do ano anterior. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

“A emissão do extrato anual das contribuições previdenciárias torna-se mais um instrumento de transparência e de segurança ao trabalhador, sem que lhes seja adicionado nenhum custo”, argumenta o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), autor do projeto.

A emissão do extrato, pelo texto, deverá ser entregue ao trabalhador até o segundo mês do ano subsequente ao da arrecadação.

Atualmente, o INSS já permite que, por meio da internet, o cidadão tenha acesso ao extrato previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Tramitação
O texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

[show_course id=”880,881″]

[show_course id=”890,885″]