Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:13 PM

Projeto permite abatimento no Fies para profissionais de segurança pública

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 06/07/2020 08:07
Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia.   Na pauta, 03 itens: uma autorização de empréstimo com garantia da União para o município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte (MSF 6/2020); a medida provisória que abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MP 920/2020); e MP 919/2020 que dispõe sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2020.   Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) em pronunciamento via videoconferência.   Participam:  2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA);  presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).   Foto: Pedro Françca/Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) apresentou um projeto de lei, o PL 3.247/2020, que permite aos profissionais de segurança pública obter abatimento no saldo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A lei que trata do Fies (Lei 10.260, de 2001) já prevê, para professores da rede pública e médicos (e desde que atendam a uma série de critérios definidos nessa lei), um abatimento mensal de 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período. Para a categoria médica, conforme critérios definidos nessa lei, também é possível obter abatimento de até 50% do valor mensal devido. São esses descontos que o senador pretende estender a profissionais de segurança pública.

Styvenson afirma que a concessão de tratamento diferenciado para professores e médicos é de grande relevância, pois, segundo ele, está focada em campos profissionais que precisam criar estratégias especiais para atrair mais voluntários. No caso da segurança pública, argumenta o senador, devem ser considerados todos os riscos à integridade física e emocional a que estão submetidos os profissionais do setor.

Para Styvenson, sua proposta ganha ainda mais relevância em uma época marcada pela escalada da violência, em suas diversas facetas, com a consequente necessidade de ampliação e sofisticação do conhecimento e dos demais instrumentos que visem à segurança de todos.

Esse projeto de lei prevê que os cursos que permitirão abatimento para os profissionais de segurança pública serão definidos em regulamento, uma vez que, ressalta o senador, não existe curso específico e consolidado de graduação voltado a essa categoria em seu conjunto, ressalvado alguns casos previstos em lei.

Ainda não existe previsão para apreciação dessa matéria.

Fonte: Agência Senado
[show_course id=”928,929″]
[show_course id=”935,934″]