Orzil News
Brasília, April 23, 2024 10:18 AM

Projeto Roda Bem Caminhoneiro é apresentado como modelo de cooperativismo no Mercosul

Publicado em: 09/12/2021 19:12
Brasil participou da Reunião Especializada de Cooperativas realizada em Montevidéu, no Uruguai, nesta segunda-feira (06.12). O país ocupa a Presidência Pro Tempore do bloco

OBrasil participou da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul realizada em Montevidéu, no Uruguai, nesta segunda-feira (06.12). O país ocupa a Presidência Pro Tempore do bloco. No encontro com representantes uruguaios, da Argentina e do Paraguai, o coordenador geral de Mobilização e Parcerias do Departamento de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Fábio Roque, apresentou o projeto Roda Bem Caminhoneiro.

“Esse é um projeto pioneiro. Achamos importante apresentar essa política pública aos países do Mercosul como um modelo de cooperativismo e inovação bem-sucedido no Brasil e que pode ser espelhado nos nossos vizinhos”, comentou Fábio Roque.

O Governo Federal prevê o fomento a 100 cooperativas de transporte rodoviário de cargas pelo Projeto Roda Bem Caminhoneiro, com investimento previsto de R$ 18 milhões. A iniciativa oferece assessoramento técnico, cursos de qualificação, software, site, aplicativo, além de escritórios-contêineres equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e ar condicionado. Também haverá um reservatório de óleo diesel com a primeira carga de 15 mil litros de combustível para alavancar o capital de giro das cooperativas.

Produtos como pneus, lubrificantes e peças também poderão ser comprados a preços mais baixos através de um aplicativo do projeto, que contará com uma central de compras digital. As cooperativas ficarão responsáveis pelas compras em larga escala, podendo vender aos caminhoneiros os produtos com preços mais competitivos.

Além do coordenador geral de Mobilização e Parcerias, Fábio Roque, a coordenadora geral de Economia Solidária, Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Cidadania, Rosana Aparecida Valle, também participou da 58ª sessão plenária da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul. O Brasil ainda foi representado pelo secretário substituto da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Márcio Cândido, e pelo diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados, Márcio Madalena, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania