Orzil News
Brasília, April 16, 2024 4:30 PM

Proposta destina 35% da multa de trânsito para ações de saúde contra pandemia

  • #camara-dos-deputados
Publicado em: 02/04/2020 18:04

Marcel Ávila/Prefeitura de Pelotas-RS

Transporte - fiscalização - agentes trânsito multas carros veículos panfletos educativos infrações estacionamento
Atualmente, a receita das multas deve ser usada exclusivamente para sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito

O Projeto de Lei 1151/20 destina 35% da arrecadação com multas de trânsito para a área de saúde pública do respectivo ente. A destinação especial continua até quando estiver em vigor o Decreto Legislativo 6/20, que reconheceu o estado de calamidade pública em razão da pandemia.

A proposta, das deputadas Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e do deputado Jorge Solla (PT-BA), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Atualmente, a receita das multas deve ser usada exclusivamente para sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Segundo os autores da proposta, é de suma importância usar os recursos de multas para contribuir no combate à pandemia. “É de extrema importância aprovar a proposta urgentemente, pois são fartas as receitas de multas arrecadadas pelos entes federativos”, afirmaram os deputados na justificativa da proposta.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias