Orzil News
Brasília, April 19, 2024 11:31 PM

Protocolo de intenções assinado entre MEC e MMFDH visa promover a cultura de paz nas escolas

Publicado em: 21/11/2019 17:11 | Atualizado em: 21/11/2019 17:11
Nesta quarta-feira (20), dia em que se comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança e os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Educação, Abraham WeinTraub, assinaram protocolo de intenções que visa promover a cultura de paz, o respeito e a tolerância nas escolas, por meio de ações de combate à violência e ao bullying.

O documento lista uma série de direitos para assegurar um ambiente escolar respeitoso entre alunos e professores, promover a dignidade — em especial da integridade física, sexual, psicológica e moral —, além de estimular uma maior participação das famílias nas escolas, colocando os pais ou responsáveis como protagonistas da educação de seus filhos.

Para atingir esses objetivos, o protocolo prevê, entre outras medidas:

• a implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da família e a uma maior interação de pais e mães com o ambiente escolar;

• a promoção de medidas de incentivo a um ensino plural e respeitoso no ambiente escolar;

• a divulgação de informações voltadas aos direitos dos alunos, principalmente de:
1. não sofrer intimidação (bullying);
2. ter um ensino baseado na liberdade de aprender, ensinar e pesquisar, com pluralismo de ideias;
3. não ser prejudicado, na escola, por suas crenças e convicções;
4. não ser submetido à publicidade ou propaganda de qualquer natureza na escola;
5. ter liberdade religiosa;
6. ter suas próprias crenças e convicções, desde que não incitem a violência.

• incentivar a promoção do fortalecimento dos vínculos de família;

• divulgar aos pais e responsáveis o direito à participação no acompanhamento da prestação e na avaliação de serviços públicos.

Para a ministra, a assinatura do protocolo representa o ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para a proteção de crianças e adolescentes. “A intenção é que, por meio da nossa Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e em parceria com o MEC, possamos promover um ambiente escolar saudável tanto para os alunos quanto para os professores. Queremos promover uma escola de todos”, disse Damares.

[show_course id=”860,867″][show_course id=”873,870″]