Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:28 AM

Publicado no DOU a doação do software da proposta campeã do Desafio +Brasil 2019

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzilnews
Publicado em: 12/03/2020 16:03 | Atualizado em: 12/03/2020 16:03

Resultado do Hackathon de Design de Processos & TI, uma parceria entre ME e CNM.

Foi publicada hoje, dia 11, no Diário Oficial da União, a doação ao Ministério da Economia (ME) do aplicativo desenvolvido pela equipe vencedora do Desafio +Brasil: Hackathon de Design de Processos & TIevento organizado em parceria entre o ME e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em fevereiro de 2019.

O Ministério da Economia pretende internalizar o software do aplicativo à Plataforma +Brasil, uma vez que este propiciará maior controle das prestações de contas, que representam um dos principais gargalos no ciclo das transferências de recursos públicos.

hackathon Desafio +Brasil tem por objetivo encontrar possíveis soluções a obstáculos à entrega de políticas públicas no Brasil, desde a transferência de recursos até a entrega de obras, bens e serviços à população.

foto_instagram_04.PNG

O evento de 2019 reuniu amantes de tecnologia, gestores públicos, administradores, técnicos, parlamentares, cidadãos comuns, entre outros, que, diante das problemáticas que aparecem ao longo do ciclo da transferência de recursos públicos apresentados, pensaram em inovações tecnológicas, processuais e normativas que pudessem contribuir com a efetividade e transparência das políticas públicas.

Sobre a solução desenvolvida

O software denominado “Blockchain nas Transferências de Recursos da União” é um aplicativo que permite a leitura dos códigos de barras (QR Codes) das notas fiscais, de forma que os artefatos gerados, durante o processo de transferência, sejam registrados e armazenados de forma segura, sem possibilidade de alterações futuras. Esse registro temporal e contínuo garantirá celeridade, transparência e segurança à prestação de contas, tanto para a entidade tomadora como para a entidade recebedora de recursos públicos.

Ainda, o aplicativo poderá ser utilizado em qualquer ambiente tecnológico (multiplataforma) e acessado em ambiente internet (web) compatível com dispositivos móveis (smartphone e tablet), utilizando tecnologia Blockchain, inteligência artificial, além de bibliotecas de suporte.

Em breve, será lançado o hackathon Desafio +Brasil: Hackathon de Design de Processos & TI de 2020. Aguarde!

[show_course id=”890,853″]
[show_course id=”885,888″]