Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:14 AM

Quase 600 salas de cinema do país foram beneficiadas com recursos de apoio ao pequeno exibidor

Publicado em: 16/09/2020 08:09 | Atualizado em: 16/09/2020 10:09

Ao todo, 8 mil empregos diretos foram preservados e os espaços para exibição poderão continuar com suas atividades

Com informações da Ancine

27.07.2020_cinemateca_Ancine.jpg

Montante permitiu a manutenção de mais de 8 mil empregos diretos no segmento. Crédito: Roberto Castro/MTur

Com recursos na ordem de R$ 8,5 milhões, o Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor beneficiou 577 salas de cinema de todo o país. A iniciativa, realizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, teve o objetivo de preservar empregos, atender às pequenas empresas locais e manter o parque exibidor brasileiro, atingido pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, ao menos 8 mil empregos diretos foram preservados e as salas de cinema poderão continuar com suas atividades.

Foram beneficiados 123 complexos na Região Sudeste, 65 na Região Sul, 39 na Região Nordeste, 18 na Região Centro-Oeste, e 15 na Região Norte. Os recursos disponibilizados poderão ser utilizados em folha de pagamento de funcionários, serviços terceirizados, fornecedores de equipamentos e despesas correntes relativas ao funcionamento das salas de cinema, como custos de aluguel de equipamento e imóvel, contas de luz, de água e de telecomunicações, além de serviços gerais.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o resultado do projeto mostra o esforço do governo federal em ajudar a cultura e entretenimento brasileiro. “Os recursos do Programa serão fundamentais para que o parque exibidor brasileiro se prepare para a retomada e esteja pronto para reabrir com segurança. O sucesso do PEAPE é resultado concreto do nosso trabalho à frente do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)”, disse o ministro.

O secretário Especial da Cultura, Mário Frias, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento e manutenção do setor no país no pós-pandemia. “Integrada com a ANCINE e o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial de Cultura colocou esse apoio na rua para garantir a manutenção dos empregos e evitar o fechamento das salas de cinema de pequenas empresas, que muitas vezes são as únicas opções de lazer em algumas localidades do País”, pontuou.

“Ficamos satisfeitos porque alcançamos o objetivo de descentralizar os recursos disponibilizados por todas as regiões do País e tocamos o Programa com a celeridade que o momento exigia. O foco da ANCINE sempre foi na preservação dos empregos e na sobrevivência das empresas do setor”, afirmou o diretor-presidente substituto da ANCINE, Alex Braga.

SOBRE O PEAPE – Desenvolvido na modalidade de apoio financeiro não reembolsável, o PEAPE é destinado a empresas brasileiras que pertençam a grupos de exibidores com até 30 salas de cinema. A Chamada Pública foi direcionada a empresas, registradas na ANCINE, que estiveram em funcionamento, integral ou parcialmente, durante o período de 1º de janeiro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020.

Edição: Rafael Brais

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

PRT Presencial

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.