Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:22 PM

Redação Oficial com Foco nas mais Recentes Alterações do Manual de Redação da Presidência da República

  • #grupo-orzil
  • #cursos
Publicado em: 22/09/2022 15:09

Redação Oficial com Foco nas mais Recentes Alterações do Manual de Redação da Presidência da República

26 e 27 de setembro de 2022 / Brasília – DF
Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento R$ 2.947,00Conteúdo Completo
Online Ao Vivo (Valor de Investimento R$ 1.947,00) Conteúdo Completo
Ênfase na metodologia e técnicas para escrever de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta documentos oficiais: ofício, aviso, nota técnica, exposição de motivos, mensagem. Foco nas mais Recentes Alterações do Manual de Redação da Presidência da República. Inclui exemplar da obra “Redação Oficial: para aprimorar os textos profissionais” publicado em junho de 2022.

1. Apresentação

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. +Recente Atualização Setembro 2022.

“A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade”.

Eça de Queirós (1845-1900)                                                                                

Nos últimos anos, a Administração Pública brasileira passou por grandes transformações e, hoje, vislumbra-se novo ciclo de mudanças, agora com ênfase na incorporação das inovações do mundo digital. Desenvolvem-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda persistem. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e sua administração.

A expressão escrita constitui-se, nesse contexto, exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, como elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Seus textos representam evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza, correção e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que a organização deve desencadear. Nesse sentido, otimizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom desempenho institucional.

Idealizamos o presente treinamentoa partir dessa visão, com o objetivo específico de desenvolver conceitos e técnicas para trabalhar a comunicação e a expressão escrita, que permitirão o domínio da redação oficial inserida no contexto organizacional, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República.

O foco é nas mais Recentes alterações do Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto nº 9.758/19.

Nossos Professores fizeram parte da equipe de revisão, atualização e ampliação do Manual de Redação da Presidência da República.

Apresentação Vídeo +


2. Objetivos

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional e, com isso, tornando a redação simples, correta e eficaz.

Objetivos Específicos:

  • conhecer novas técnicas redacionais, visando a atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
  • eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
  • imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos a serem produzidos; e
  • despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento ao refletir as evoluções ocorridas na era da revolução digital.

Cursos Realizados (Fotos)+


3. Metodologia

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais – consubstanciada em exercícios práticos – aliada à vivência simulada de “ruídos” de comunicação corporativa.

Será contextualizado por meio de material didático, livro, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada relacionados à realidade profissional, fundamentados pela nova edição do Manual de Redação da Presidência da República.

Alunos presenciais do treinamento receberão o exemplar da obra “Redação Oficial para aprimorar os textos profissionais” publicado em junho de 2022 pelas professoras Suely Cobucci (Autor), Paula Cobucci (Autor).

Quais regras devemos seguir ao elaborar documentos técnicos e de comunicação oficial? O que devemos evitar? Como escrever textos como ofícios, pareceres e relatórios com linguagem acessível ao leitor? E e-mails profissionais? Este livro, escrito por duas especialistas na área de redação oficial, é um manual prático que engloba diversos aspectos formais para a padronização do texto oficial, além de dicas e regras gramaticais relevantes para uso específico nesse tipo de escrita. Esta obra é recomendada tanto para servidores quanto para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a administração pública.
Cursos ministrados pela Orzil (Lista)+