Orzil News
Brasília, April 23, 2024 6:28 AM

RedeTrilhas vira realidade com primeira inclusão de percurso

  • #mma
Publicado em: 15/03/2021 15:03 | Atualizado em: 15/03/2021 15:03
Publicado em 14/03/2021 23h23 Atualizado em 15/03/2021 10h21 por MMA

Em setembro, portaria do Ministério do Meio Ambiente viabilizou adesão de trilhas

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas) ganhou hoje (15/3) sua primeira trilha. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou portaria aprovando a adesão da trilha Transcarioca e transformando a iniciativa em realidade, com 183 km já formalizados.

A adesão é resultado direto da regulamentação da RedeTrilhas pelo MMA, Ministério do Turismo e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em setembro de 2020. Na prática, a medida estabeleceu as regras que permitem que uma trilha possa ser efetivamente incorporada à RedeTrilhas.

Entre as regras, encontram-se a identificação do propósito da trilha, a análise de estrutura e acesso, a conectividade das paisagens e mais. O objetivo é estabelecer um alto padrão para as trilhas da rede, levando mais segurança e qualidade de vida para os usuários, gerando emprego e renda ao longo do percurso, fomentando a educação ambiental e fortalecendo a conservação da biodiversidade.

Seguindo um sistema de sinalização internacionalmente testado e com acessibilidade garantida em diversos trechos, a Transcarioca foi aprovada nos múltiplos critérios de adesão regulamentares. Entre os pontos de interesse da Transcarioca estão seus mirantes para inúmeros atrativos da cidade, como o Corcovado e Copacabana.

 

Trilha Transcarioca

Pontos como o Pão de Açúcar e a lagoa Rodrigo de Freitas são ligados pela trilha Transcarioca, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca. Os atrativos naturais e culturais por ela interligados incluem a pista Cláudio Coutinho, o Parque Municipal José Guilherme Merquior e o Parque Lage. Ao todo, a Transcarioca integra seis unidades de conservação da cidade, entre as quais o Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo ICMBio, órgão vinculado ao MMA.

 

Ascom MMA
(61)2028-1227