Orzil News
Brasília, March 28, 2024 8:45 PM

Relatórios da OECD em português estão disponíveis para comunidade acadêmica brasileira

  • #capes
Publicado em: 28/12/2020 01:12

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contam com acesso à OECD iLibrary, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE (em inglês, Organization for Economic Cooperation and Development – OECD). O conteúdo inclui duas publicações deste ano em português: “A Caminho da Era Digital no Brasil” e “Avaliação da OCDE sobre Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil 2020” – ambos disponíveis também em inglês.

Capa da publicação A Caminho da Era Digital no Brasil (Imagem: OECD)

O relatório “A Caminho da Era Digital no Brasil” analisa os desenvolvimentos recentes na economia digital brasileira, revisa políticas relacionadas à digitalização e faz recomendações para aumentar a coerência das políticas nessa área. A publicação examina a disponibilidade e a qualidade das redes e serviços de comunicação no país, bem como políticas e regulamentos relacionados. A revisão ainda analisa as tendências no uso da tecnologia digital entre indivíduos, empresas e governo, e examina políticas para promover sua difusão. Acesse aqui.

Capa da publicação Avaliação da OCDE sobre Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil 2020 (Imagem: OECD)

O outro material – “Avaliação da OCDE sobre Telecomunicações e Radiodifusão no Brasil 2020” – fornece um exame abrangente dos setores de comunicações e radiodifusão do Brasil. O material faz recomendações em cinco áreas-chave: melhorar os arcabouços legal e regulatório; reformar a estrutura de tributos e taxas; melhorar as condições de mercado; promover a concorrência nos mercados da comunicação e da radiodifusão; e fortalecer as políticas públicas e sua elaboração baseada em evidências empíricas. Acesse aqui.

Ao clicar nas publicações, os usuários podem escolher entre quatro formatos para leitura: Web (para visualizar diretamente na OECD iLibrary), PDF (onde é possível consultar e baixar o documento nesse formato), ePUB (ideal para visualização em leitores de dispositivos móveis) e Read (para acesso ao conteúdo no modelo de catálogo digital).

OECD no Portal de Periódicos da CAPES
Instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a diversos conteúdos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, incluindo a OECD iLibrary. Constituída de coleções multidisciplinares, a biblioteca disponibiliza estatísticas, livros, periódicos e obras de referência com um período de cobertura que varia desde 1961 até o ano corrente.

Ao realizar uma pesquisa com o termo OECD na opção buscar base, o usuário gera uma lista com seis resultados. As coletâneas disponíveis para a comunidade acadêmica brasileira estão divididas para facilitar o acesso à informação procurada.

A plataforma possibilita o acesso às publicações por meio de menus, que incluem, entre outras opções, a consulta por tema, país ou tema + país, contribuindo para uma pesquisa mais precisa.

Além da consulta pelo link buscar base, também é possível localizar as revistas científicas do editor individualmente pela opção buscar periódico, inserindo o nome da publicação desejada, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor OECD iLibrary.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

A reprodução parcial ou total dos textos informativos é autorizada desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

Agenda Janeiro e Fevereiro 2021
Cursos Presenciais e Online Ao Vivo

?Confira nossa agenda+