Orzil News
Brasília, March 29, 2024 8:49 AM

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem nova edição publicada

Publicado em: 27/08/2018 16:08 | Atualizado em: 28/08/2018 15:08

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem nova edição publicada

edição 252 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na Coleção Scielo. O número é aberto com dois artigos sobre inclusão de pessoas com deficiência na educação básica, com relatos de resultados de investigações que abordam os docentes e gestores da educação especial envolvidos.

Nos textos, o leitor encontrará dados e análises relevantes para apreciar o processo ainda em curso de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, cujas propostas de revisão vêm suscitando debates entre pesquisadores, membros do Ministério Público, movimentos e entidades de apoio às pessoas com deficiência.

A edição também apresenta contribuições para as políticas de educação básica; reflexões de correntes distintas da Filosofia da Educação; respeito à diversidade de gênero e étnico-racial da sociedade brasileira; questões relacionadas à didática e ao currículo; convergindo para temáticas mais amplas do ensino e da aprendizagem na educação básica e da formação de seus docentes.

Os artigos trazem grandes eixos temáticos revisitados: o pensamento pedagógico contemporâneo; as políticas que redefinem, a cada conjuntura particular, os contornos do sistema educacional; as relações sociais que permeiam as interações nos centros educativos; as características dos estudantes, dos educadores e sua formação; os processos de ensino e aprendizagem; entre outros.

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos tem conceito máximo no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como Scielo, Directory of Open Ocean Journal (DOAJ), Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB) e Hispanic American Periodicals Index (HAPI). A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Artigos e resenhas devem ser encaminhados exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.

Confira as edições da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

 Operacionalização do SICONV ( V )

Intensivo e Completo (5 dias de curso – 40 h/a): celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV; Inclui novas funcionalidades 2018 (Notificação Prévia/Inadimplência e Integração SICONV X SIAFI)

>> Próximas Turmas <<

– 17 a 21 de setembro de 2018 / Brasília – DF

– 22 a 26 de outubro de 2018 / Brasília – DF