Orzil News
Brasília, April 25, 2024 1:17 PM

Revista Brasileira de Geografia comemora 80 anos

Publicado em: 03/09/2019 13:09 | Atualizado em: 03/09/2019 14:09

Editoria: Geociências

O IBGE lança hoje a nova edição da Revista Brasileira de Geografia (RBG). A publicação deste semestre comemora os 80 anos do lançamento de sua primeira edição, em 1939, que marcou o estabelecimento das bases estatísticas e geográficas para a realização do primeiro Censo Demográfico brasileiro, em 1940.

novo volume traz relatos de acadêmicos e pesquisadores de universidades e outras instituições brasileiras evidenciando a importância do IBGE, do Censo e de outros projetos do Instituto para o desenvolvimento de seus trabalhos. Além deles, técnicos do IBGE falam sobre a relevância da Instituição para a construção de políticas públicas, decisões de investimentos, conhecimento do meio ambiente e das dinâmicas socioespaciais do território, diagnósticos de vulnerabilidades sociais e mitigação dos impactos de desastres, além de subsidiar diferentes áreas de pesquisa no cenário nacional.

Entre os artigos de submissão contínua, destacam-se a discussão sobre a gestão de recursos hídricos num cenário de expansão urbana, de autoria da professora Gisela Pires do Rio (Departamento de Geografia/UFRJ) e um trabalho de técnicos do IBGE discutindo a aplicação dos conceitos de integração e articulação em pesquisas urbanas do Instituto.

Esta edição traz ainda uma homenagem especial a um dos autores, José Manuel Mateo Rodriguez, geógrafo cubano com expressiva produção nas áreas de educação em geografia, geografia ambiental e geografia cultural, que faleceu pouco antes do lançamento da RBG no semestre.

Com edição do IBGE, a RBG é uma publicação científica digital e realiza dois lançamentos ao ano, em março e em agosto. A submissão de trabalhos é contínua e está aberta a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, inclusive do IBGE. Para acessar o conteúdo completo ou submeter trabalhos, visite o portal da Revista Brasileira de Geografia.

[show_course id=”839,855″]

[show_course id=”852,842″]