Orzil News
Brasília, April 23, 2024 3:23 PM

SAF destaca o papel dos municípios no cumprimento das metas dos ODS em reunião na ONU

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
Publicado em: 18/07/2017 19:07 | Atualizado em: 18/07/2017 19:07

SAF destaca o papel dos municípios no cumprimento das metas dos ODS em reunião na ONU

Subchefe fala sobre apoio do Governo Federal e municipalização das ações
porÚltima modificação: 18/07/2017 17h34

Na foto (dir. para a esq.): Henrique Villa, secretário executivo da Comissão Nacional para os ODS; e Paulo Câmara, subchefe de Assuntos Federativos

Na foto (dir. para a esq.): Henrique Villa, secretário executivo da Comissão Nacional para os ODS; e Paulo Câmara, subchefe de Assuntos Federativos

 

Na última segunda-feira, 17, o Governo brasileiro apresentou, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu 1º Relatório Nacional Voluntário da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A apresentação ocorreu no bojo do Fórum Político de Alto Nível 2017, espaço destinado ao acompanhamento e revisão das ações e metas da Agenda 2030.

Os representantes brasileiros destacaram a importância dos ODS para o Brasil, classificando-os como compromissos de Estado, inseridos em uma agenda mais ampla, que envolve as instituições públicas, poderes legislativo e judiciário, a sociedade civil e o setor privado.

O Subchefe de Assuntos Federativos, Paulo Câmara, reafirmou o apoio do Governo Federal aos compromissos voluntários junto às Nações Unidas, especialmente no que se refere à municipalização das metas.

Para Paulo, o envolvimento federativo é fundamental para o sucesso da agenda. Ele ressaltou ainda que os gestores municipais devem entender como as políticas públicas locais contribuem diretamente para o alcance das metas estabelecidas para os ODS.

Agenda 2030 e os ODS

A Agenda 2030 é uma nova agenda global criada em 2015 pela ONU com o objetivo de erradicar a pobreza e buscar um futuro sustentável para a população mundial dentro de quinze anos. A Agenda tem como direcionamento os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que devem ser alcançados através do cumprimento integrado das suas 169 metas.

Para que o Brasil consiga cumprir essa agenda, foi instituído, por meio do Decreto nº 8.892/2016, a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, composto por representantes de governos, de instituições públicas, de instâncias legislativas e judiciárias, da Sociedade Civil e do setor privado. Com o decreto, os ODS recebem atenção especial para os planos de ação e monitoramento das metas estabelecidas pela ONU.

Emendas Parlamentares (Novo Curso)

Direcionado a proponentes, convenentes e concedentes: procedimentos para correta identificação, captação, formalização e execução de emendas. Inclui operacionalização no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, bem como novos procedimentos para a apresentação e execução das emendas parlamentares (Manual Técnico Orçamentário – MTO, Portarias Interministeriais nº 38, de 9 de março de 2017 e nº 46, 17 de março de 2017, bem como Portaria Interministerial nº 152, de 25 de maio de 2017 / Comunicado Siconv nº 10/2017).
21 de agosto de 2017 / Brasília – DF
EMENDAS-PARLAMENTARES-AGOSTO