Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:56 PM

Saiba mais sobre a importância do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação

Publicado em: 03/11/2021 19:11 | Atualizado em: 03/11/2021 19:11
O Siope garante maior efetividade e eficácia dos investimentos públicos em educação

OSistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) é um sistema eletrônico, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), instituído para coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas.

O Siope, visando à padronização de tratamento gerencial, calcula a aplicação da receita vinculada à manutenção e desenvolvimento do ensino de cada ente federado. O principal objetivo do Siope é levar ao conhecimento da sociedade o quanto as três esferas de governo investem efetivamente em educação no Brasil, fortalecendo, assim, os mecanismos de controle social dos gastos na manutenção e desenvolvimento do ensino. Dessa forma, contribui para garantir maior efetividade e eficácia dos investimentos públicos em educação e, em última instância, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade pelo Estado.

A implantação deste sistema tem muita importância para os gestores educacionais dos estados e municípios, pois auxilia no planejamento das ações, fornecendo informações atualizadas sobre as receitas públicas e os correspondentes recursos vinculados à educação. Os indicadores gerados pelo Siope asseguram ainda maior transparência da gestão educacional. O sistema pode subsidiar a definição e a implementação de políticas de financiamento orientadas para a promoção da inclusão educacional, da igualdade de oportunidades, da equidade, da efetividade e da qualidade do ensino público.

Para saber mais sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), acesse o portal do FNDE.

fonte FNDE