Orzil News
Brasília, April 24, 2024 6:55 AM

Saiba mais sobre os novos comandantes das Forças Armadas

Publicado em: 05/04/2021 16:04 | Atualizado em: 05/04/2021 17:04

Confira destaques dos currículos dos novos Comandantes das Forças Armadas. Eles foram apresentados pelo Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, em cerimônia no Ministério da Defesa, na tarde da quarta-feira (31).

MD_NOTICIAS_COMANDANTES02_20210402.jpeg

Comandante da Marinha
O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos nasceu em Cascadura, no Rio de Janeiro. Ingressou na Marinha em 1978, na Escola Naval, na capital carioca. Entre outras formações, possui Mestrado em Pesquisa Operacional, em Monterey, nos Estados Unidos, e concluiu o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores e Curso de Política e Estratégia Marítima, da Escola de Guerra Naval.

Como oficial do Corpo da Armada, comandou o Navio Tanque Almirante Gastão Motta, o Centro de Apoio a Sistemas Operativos, o Centro de Análises de Sistemas Navais, a Escola de Guerra Naval e o Comando do 2º Distrito Naval.

Em 2018, foi promovido ao atual posto, de Almirante de Esquadra. Em 2019, assumiu o cargo de Secretário-Geral do Ministério da Defesa, última função que ocupou antes de assumir o Comando da Marinha.

Comandante do Exército
O General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira nasceu em Iguatu, Ceará. Em 1974, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas, São Paulo. Em 1980, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria. Possui o Curso de Operações na Selva e os Estágios de Escalador Militar, de Operações Psicológicas e de Comunicação Social, entre outros.

Foi instrutor e comandou o Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. Entre as diversas funções que exerceu, foi Adido de Defesa no México, comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, Amazonas, chefiou o Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e comandou a 12ª Região Militar, essas duas últimas organizações com sede em Manaus.

Na Defesa, atuou como Subchefe de Assuntos Internacionais e de Organismos Americanos, além de Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas. Em 2018, foi promovido a General de Exército e exerceu a função de Comandante Militar do Norte, em Belém. Recentemente, chefiou o Departamento-Geral do Pessoal do Exército.

Comandante da Aeronáutica
O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior é natural do município do Rio de Janeiro. Em 1975, ingressou na Força Aérea Brasileira. Em 1981, formou-se na Academia da Força Aérea. Fez todos os cursos de carreira e ainda de Planejamento Orçamentário e Financeiro, na Escola Nacional de Administração Pública, além de possuir especialização em Política e Estratégia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Exerceu os cargos de Comandante de Operações Aeroespaciais e de Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. É Oficial Aviador e piloto de caça e reconhecimento e, ao longo da carreira, acumulou 4 mil horas de voo, sendo 2,2 mil horas em aeronaves de caça.

Em 2018, foi promovido a Tenente-Brigadeiro e foi Comandante Geral de Apoio da Aeronáutica, antes de assumir o Comando da Aeronáutica.

Foto: Alexandre Manfrim

Confira os destaques da semana:

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa