Orzil News
Brasília, April 19, 2024 9:33 AM

Sancionada lei que permite reforço em quadros funcionais de universidades recém-criadas e hospitais universitários

Publicado em: 18/04/2021 13:04
A medida também permite concurso público para a Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que presta serviços gratuitos nos hospitais das universidades federais
Sancionada lei que permite reforço em quadros funcionais de universidades recém-criadas e hospitais

A sanção presidencial ao projeto potencializa a eficácia constitucional dos direitos fundamentais à saúde e à educação. – Foto: UFSC

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei complementar que permite a alocação de cargos (anteriormente criados) necessários para a direção de universidades recém-criadas. A medida também permite que hospitais universitários reforcem os quadros de servidores.

Com a lei, a mínima operação das universidades de Catalão, Jataí, Rondonópolis, Delta do Parnaíba e Norte do Tocantins foi permitida. Essas universidades foram criadas em 2018 e 2019 pela divisão de outras instituições de ensino.

Do mesmo modo, permite concurso público para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que presta serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio em diagnóstico e terapêutico nos hospitais das universidades federais.

A sanção presidencial ao projeto potencializa a eficácia constitucional dos direitos fundamentais à saúde e à educação e permitirá o regular funcionamento das universidades recém-criadas, da Ebserh e de hospitais universitários necessários no combate à Covid-19.

fonte Planalto – Com informações da Secretaria-Geral