Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:28 AM

São Paulo celebra 467 anos com atrações culturais online

Publicado em: 26/01/2021 10:01 | Atualizado em: 26/01/2021 10:01
Programação gratuita inclui música, teatro, literatura e resgata a memória e a história da capital cosmopolita brasileira

Polo econômico e cultural, São Paulo completa 467 anos. Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

Uma palavra que define a aniversariante desta segunda-feira (25.01) é “diversidade”. Conhecida como a capital brasileira dos negócios, São Paulo não atrai apenas executivos, mas turistas do Brasil e do mundo em busca da pluralidade de atrativos que a cidade oferece.

Lá é possível degustar todos os estados e países em seus diversos restaurantes de gastronomia brasileira e internacional. Também é possível viajar pela arte nos inúmeros museus, teatros e galerias espalhados pelas esquinas paulistas. Já os parques dão um respiro verde à selva de pedra e se fundem à paisagem urbana criada pela arquitetura moderna da metrópole. Livrarias, centros comerciais, praças, monumentos… impossível listar todos os cantos e encantos da capital, a maior da América Latina.

Aos seus 467 anos, São Paulo se tornou polo da indústria, do comércio, do turismo e da cultura. Sua relevância econômica, histórica e cultural ecoa não apenas no Brasil, mas mundo a fora. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo desenvolveu uma programação de aniversário gratuita que pode ser acompanhada sem fronteiras, de forma online. Uma celebração diversificada com uma pitada de modernidade, ou seja, a cara de Sampa!

As comemorações começaram ainda neste final de semana e se estendem até esta segunda-feira. Uma das atrações será oferecida pela Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, centro cultural que faz parte da história da Avenida Paulista no centro de SP. Será feita uma homenagem ao escritor Haroldo de Campos, com uma conversa online sobre o estilo cosmopolita de suas obras a partir de trechos de entrevistas do poeta. O evento vai acontecer virtualmente nesta segunda, das 19h às 21h. Para se inscrever clique AQUI.

A Casa das Rosas é um ponto cultural e turístico da cidade de São Paulo. Projetada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo – executor também da Pinacoteca, Mercado Público e Teatro Municipal – a mansão em estilo clássico francês foi construída em 1935 e sobreviveu às mudanças histórias e arquitetônicas da Avenida Paulista. Preservado, hoje o espaço se destaca entre os arranha-céus da principal avenida da cidade e funciona como um museu que se notabiliza pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de escritores pouco renomados e como centro de capacitação para futuros escritores.

As festividades continuam nesta segunda com a “Oficina Cultural Maestro Juan Serrano”, que promove uma programação diversificada para celebrar o aniversário da capital paulista. Artes visuais, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro estão entre os destaques do evento que será realizado ao vivo, das 10h30 às 16h30, com transmissão pelo Facebook. Veja a programação AQUI.

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo