Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:39 AM

Saúde divulga dados epidemiológicos da Covid-19 no Brasil

Publicado em: 23/02/2021 22:02
Boletim Epidemiológico nº 50 apresenta queda no número de novos casos e aumento nos óbitos na comparação com a semana anterior

O novo Boletim Epidemiológico sobre a Covid-19 apresentou queda no número de novos casos e aumento nos óbitos pela doença entre os dias 7 e 13 de fevereiro de 2021 (Semana Epidemiológica 6) em comparação com a semana anterior. O documento mostra que o cenário epidemiológico da Covid-19 é heterogêneo entre as diferentes regiões do país.

Durante a Semana Epidemiológica 6 de 2021 foram registrados 311.959 novos casos, o que representa uma redução de 3% em comparação com a semana anterior. Em relação aos óbitos, foram notificados 7.520 novos registros, representando aumento de 6%.

Houve redução no registro de novos casos em 9 estados e no Distrito Federal, aumento em 8 e estabilização em 9. As reduções de novos casos foram apresentadas em Rondônia, Amazonas, Ceará, Paraná, Piauí, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Paraíba e Espírito Santo. A estabilização dos casos ocorreu no Rio de Janeiro, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Pará, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. O aumento ocorreu em Roraima, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Em relação ao registro de novos óbitos, foi observada uma redução no Piauí, Sergipe e Ceará. Os nove estados que tiveram estabilização foram Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Tocantins, Rio de Janeiro, Alagoas, Maranhão, Espírito Santo e São Paulo. E o aumento, em 14 estados e no DF, ocorreu na Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Amapá, Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte, Acre, Pará e Roraima.

VIGILÂNCIA LABORATORIAL

O diagnóstico laboratorial se destacou como uma das ferramentas para confirmar os casos e, principalmente, para orientar estratégias de atenção à saúde, isolamento e biossegurança para profissionais de saúde. Desde o início da pandemia, a pasta vem garantindo a disponibilidade de testes RT-PCR para todo o país, permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possa procurar o serviço de saúde e realizar o teste, quando prescrito pelo profissional de saúde.

Até 13 de fevereiro, foram realizados 10.749.622 testes RT-PCR na rede pública de saúde, passando de 1.651 exames para Covid-19 em março de 2020 para 298.258 exames em fevereiro de 2021. A média diária de exames realizados passou de 1.148 em março do ano passado para 57.263 em janeiro deste ano.

O Ministério da Saúde se mantém à disposição dos estados e municípios para dar suporte às ações de monitoramento, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos dos casos, além de incentivar as ações de prevenção e assistência precoce nos serviços de saúde do SUS.

André de Castro
Ministério da Saúde