Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:12 PM

Secretarias de Educação e escolas particulares já podem aderir ao programa “Um por Todos e Todos por Um!”, da CGU

Publicado em: 06/09/2021 17:09 | Atualizado em: 06/09/2021 17:09

Para formalizar o interesse, instituições devem entrar em contato com as unidades regionais da CGU e assinar termo de compromisso

Secretarias de Educação e escolas particulares já podem aderir ao programa “Um por Todos e Todos por Um!”, da CGU

Iniciativa é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil

As secretarias Estaduais e Municipais de Educação ou escolas particulares de todo o País interessadas em aderir ao programa “Um por Todos e Todos por Um!”, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), devem assinar o Termo de Compromisso, pelo qual a instituição concorda em participar do programa e em colaborar com as etapas de monitoramento e avaliação. Para formalizar o interesse, as secretarias ou escolas devem entrar em contato com as Superintendências Regionais da CGU, situadas em cada capital brasileira (Clique aqui para ver os contatos). 

O programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” é uma iniciativa da CGU, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa (IMS), e faz parte de um conjunto de ações de capacitação e gestão do conhecimento, voltadas para o público infantojuvenil, conhecido como “Educação Cidadã”.  

É destinado aos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil e visa propor experiências de aprendizagem relacionadas à ética e à cidadania, despertando o interesse de estudantes e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações, proporcionando assim um processo de ensino-aprendizagem colaborativo. 

Material 

O programa é composto por diversos materiais cujo conteúdo se relaciona à temática ética e cidadania, alinhado aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material é oferecido gratuitamente às escolas e agora também está disponível em formato digital, podendo ser acessado de dois modos:  

– Offline, indicado para as escolas que não disponham de amplo acesso à internet. O material é disponibilizado por meio de links para instalação em computadores e por meio de aplicativos nas lojas Apple Store e Google Play, disponíveis para download nos dispositivos móveis dos estudantes. 

– Online, indicado para as unidades escolares que disponham de amplo acesso à internet. O material didático está hospedado no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Ministério da Educação (AVA MEC), o qual pode ser acessado por estudantes e professores por diversos canais via web (computador, tablet, celular ou lousa digital). 

O conjunto de materiais produzido especialmente para os estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental é composto de:  Kit UPT (5° ano) com cadernos, revistas, jogos etc.; Coleção de Revistas em Quadrinhos para cada ano escolar (1º ao 5º), acompanhadas de Guia do Professor e de Banco de Atividades. E ainda há materiais complementares para todos os anos, tais como: vídeos, tirinhas e páginas de histórias. 

Para mais informações, acesse https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada

fonte CGU