Orzil News
Brasília, April 25, 2024 4:18 PM

Seminário aponta soluções ambientais para concessões rodoviárias e ferroviárias

Publicado em: 04/12/2017 12:12 | Atualizado em: 17/04/2018 13:04

Seminário aponta soluções ambientais para concessões rodoviárias e ferroviárias

  • 01 de Dezembro de 2017, 18h07

Via Viva imagem

Nos dias 12 e 13 de dezembro, representantes do governo, de órgãos de controle, das universidades, do mercado e de outras instituições vão se reunir no auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) para o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – VIA VIVA. Mais de 40 especialistas vão apontar soluções para resolver os problemas ambientais que impedem ou atrasam as obras de infraestrutura em transportes no país e difundir as soluções de sucesso.

Conheça a programação do seminário aqui.

Deste seminário, que passará a acontecer todos os anos, vão sair três medidas com o intuito de abrir os caminhos do meio ambiente para as obras de infraestrutura: será criada uma comissão permanente para analisar e propor soluções; o conteúdo será editado num relatório e colocado à disposição do setor; e serão publicados artigos e outros documentos originados no evento.

Como o seminário – idealizado pelo Departamento de Gestão Ambiental e Desapropriação (DGAD) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário (SNTTA) do MTPA, estas medidas serão anuais.
 
ENTRAVES – Os conflitos socioambientais ainda são relacionados aos fatores críticos para o andamento de empreendimentos. Muitas vezes, os atrasos e as paralisações de obras de infraestrutura são relacionados aos entraves socioambientais. Órgãos empreendedores e representantes do mercado destacam a dificuldade para a obtenção de licenças, autorizações e liberação das frentes de serviço. Já os licenciadores e fiscalizadores apontam falhas no planejamento entre outros gargalos.

O VIA VIVA surge com o propósito de buscar soluções socioambientais efetivas, materializar diretrizes, apresentar propostas e oportunidades que contribuam para o direcionamento das questões relacionadas à infraestrutura de transportes no Brasil.

“CASES” – Por meio de painéis, palestras e estudo de casos, os especialistas vão tratar de temas sobre o aperfeiçoamento da gestão socioambiental dos empreendimentos de transportes terrestres (rodovias e ferrovias), possibilitando a exposição de pontos de vista distintos, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de respostas objetivas e factíveis aos entraves identificados. Serão apresentados painéis com casos de sucesso, apresentando soluções que deram certo; e insucesso, revelando o que deu errado. Estes “cases” serão objeto dos debates.

Os conflitos socioambientais ainda são relacionados aos fatores críticos para o andamento de empreendimentos. Muitas vezes, os atrasos e as paralisações de obras de infraestrutura são relacionados aos entraves socioambientais. Órgãos empreendedores e representantes do mercado destacam a dificuldade para a obtenção de licenças, autorizações e liberação das frentes de serviço. Já os licenciadores e fiscalizadores apontam falhas no planejamento entre outros gargalos.

O VIA VIVA surge com o propósito de buscar soluções socioambientais efetivas, materializar diretrizes, apresentar propostas e oportunidades que contribuam para o direcionamento das questões relacionadas à infraestrutura de transportes no Brasil.

Serviço

1° Seminário Socioambiental em Estrutura de Transportes “VIA VIVA”
Data: 12 e 13 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Inscrições gratuitas até 8 de dezembro, no site do evento

Participe!

Comunicação Interna
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Operacionalização do SICONV ( V )

Intensivo e Completo (5 dias de curso – 40 h/a): celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV. Inclui oficina de trabalho: dúvidas específicas, perguntas e respostas mais frequentes.

18 a 22 de dezembro de 2017 / Brasília – DF