Orzil News
Brasília, April 19, 2024 10:23 PM

Senado aprova PEC do Orçamento Impositivo; matéria volta à Câmara

Publicado em: 04/04/2019 11:04 | Atualizado em: 04/04/2019 12:04

O Senado aprovou, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que determina o pagamento obrigatório das emendas de bancada. Foram 59 votos a favor e apenas cinco contrários.

Em acordo com o relator, Espiridião Amin, do PP de Santa Catarina, foi incluído na proposta um escalonamento no valor das emendas.

A Câmara havia aprovado o valor de 1% da receita corrente líquida já para 2020, mas o Senado aprovou um percentual de 0,8% para o próximo ano e 1% só a partir de 2021.

Dessa forma, apenas com as emendas de bancada, cada estado terá mais R$ 300 milhões para gastar como achar melhor em obras ou serviços, chegando a R$ 1 bilhão no prazo de três anos.  cursos especiais+

Uma emenda de bancada é uma emenda coletiva, de autoria das bancadas estaduais ou do Distrito Federal para atender os interesses dessas unidades da Federação.

Também foi retirado do texto o termo “caráter estruturante”, que condicionava o atendimento às mais diversas necessidades e prioridades de uma determinada região.

Assim, o regime de execução obrigatória será aplicado a todas as emendas de bancadas estaduais indistintamente e não somente a um subconjunto delas.

No plenário, a maioria dos senadores defendeu a ampliação do Orçamento Impositivo como instrumento moralizador da distribuição de recursos no país, acabando com a prática do “toma lá, dá cá”, como destacou o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá.

Contrário à proposta, o senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, defendeu que no lugar deveria ser aprovada uma reforma fiscal e tributária.

Como a PEC foi alterada no Senado, volta para nova análise da Câmara dos Deputados.
[show_course id=”791,792,821″]