Orzil News
Brasília, April 24, 2024 3:31 AM

Serpro leva Internet das Coisas ao agronegócio

Publicado em: 18/05/2019 10:05 | Atualizado em: 18/05/2019 10:05
Foco do acordo com Emater-DF é a irrigação automatizada

Serpro leva Internet das Coisas ao agronegócio

por Comunicacao Institucional Serpro 

Encontro foi realizado durante a exposição AgroBrasília 2019

O Serpro e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) assinaram acordo de cooperação técnica, na última sexta-feira, 17, para a implementação  de um sistema que utiliza as Tecnologias de Internet das Coisas ( IoT) para o uso racional da água pelos pequenos e médios agricultores. O evento ocorreu durante a exposição AgroBrasília 2019.

O diretor de Operações do Serpro Antonino Santos Guerra disse que a empresa faz sua estreia agora, com a internet das coisas, no setor rural. “Esse acordo é muito importante porque nos coloca  também no ramo do agronegócio, junto com mais de dois mil sistemas tecnológicos em uso no governo. Somos a maior empresa de TI do mundo e não estávamos nesse setor”.

“Esse sistema vai permitir aos produtores rurais economia de água e aumento de produtividade pelo melhor manejo de irrigação”, informou a presidente da Emater – DF, Denise Fonseca. “O DF passou, recentemente, por uma crise hídrica e nós sabemos o quanto é importante ter um controle de irrigação e o quanto é importante levar tecnologia ao campo”, acrescentou.

Tecnologia

“A plataforma IoT utiliza tecnologias escaláveis, o  que quer dizer que pode ser ampliada para atender várias pessoas ao mesmo tempo, e destina-se, nesse caso, aumentar a rentabilidade do agricultor rural ao mesmo tempo que economiza recursos como água, eletricidade que tanto impactam na produção e no meio ambiente” explicou Rafael Oliveira, da Diretoria de Relacionamento com Clientes, do Serpro.

Rafael informa que após a construção desse primeiro módulo, a mesma plataforma poderá ser utilizada em diversos setores como smart-cities, segurança pública e saúde. Com essa flexibilidade, os custos são reduzidos e a plataforma potencializada.

Capilaridade

O diretor-executivo da Emater, Antônio Dantas, acredita que, com a capilaridade do Serpro, essa tecnologia poderá ser replicada em todos os cantos do país, principalmente na região Nordeste onde a questão hídrica é muito mais séria.

Sensores conectados

O Serpro está investindo na criação da sua plataforma de internet das Coisas. O foco desse acordo é a criação de uma solução envolvendo irrigação automatizada com a possibilidade do gerenciamento via mobile pelo pequeno e médio agricultor, precisamente produtores familiares”, disse Eliezer Trajano,  da Diretoria de Operações.

O sistema permitirá ao produtor avaliar a necessidade de água para cada tipo de cultura e de temperatura e controlar a irrigação a partir do seu celular. Para isso, a plantação deve ser dotada de um sistema de sensores e o sistema estar conectado à internet.

A implantação do sistema em campo está prevista para o mês de outubro.

[show_course id=”812″]