Orzil News
Brasília, April 25, 2024 3:24 PM

Setembro Amarelo: Jovens do DF participam de roda de conversa sobre saúde mental

  • #ministerio-da-mulher
Publicado em: 29/09/2020 19:09 | Atualizado em: 29/09/2020 20:09

A saúde mental de jovens foi o tema de uma roda de conversa online nesta terça-feira (29). Jovens do Distrito Federal e gestores públicos participaram do evento, que contou com a presença da secretária nacional da juventude, Emilly Coelho.

Durante o bate-papo, promovido pela Agência de Transformação Social (IECAP), a representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) deu um conselho aos participantes. “Não julgue, acolha”, afirmou.

Ao falar sobre a importância da discussão em torno do assunto considerado de saúde pública, ela alertou para o fato de que o tema não deve ser tratado como tabu. “Precisamos entender que depressão, automutilação e tentativas de suicídios não são frescura nem tristeza passageira. Os jovens que passam por essa situação devem buscar ajuda, como terapia e, se for o caso, medicamentos. A prática de esportes também é um caminho para tratar a questão psicológica dos jovens ”, disse.

A titular da SNJ falou ainda sobre a campanha #DêumLikenaVida, realizada em parceria com o Ministério da Saúde. A campanha, que ocorre no âmbito da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei nº 13.819/2019), tem o objetivo de estimular jovens a compartilhar momentos reais com a família e os amigos ao reforçar a importância do diálogo e desmistificar a vida virtual.

No debate, o secretário distrital da juventude, Kedson Rocha, também ressaltou a importância da realização de ações relacionadas à prevenção do suicídio e de valorização da vida em todos os meses do ano. “Temos que estar atentos aos sinais que os nossos jovens estão mostrando. Precisamos ouvir mais. Quando falamos em vida, nunca será frescura. Por isso, quando o jovem pedir ajuda, escute”, alertou.

O evento foi mediado pela psicóloga Andreia Arruda que reforçou a necessidade de respeito da juventude e da comunidade em geral sobre o tema. “Depressão e ansiedade são sinais de luta e não de fraqueza. Ninguém quer passar por depressão ou ansiedade. A gente cresce e se desenvolve juntos”, ressaltou.

Setembro Amarelo

O evento é mais uma das iniciativas organizadas em celebração ao Setembro Amarelo – período do ano marcado pela campanha de prevenção e combate ao suicídio e à automutilação.

Em 2003, o dia 10 de setembro foi instituído Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, em apoio à iniciativa, o período do Setembro Amarelo tem sido marcado pela ampliação dos debates sobre a prevenção do suicídio no país.

A campanha, que ganha força neste mês, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao todo, 30 dias são destinados a atividades de conscientização.