Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:40 PM

Sigepe Legis: menos burocracia ao servidor e mais transparência à sociedade

Publicado em: 21/05/2019 14:05 | Atualizado em: 21/05/2019 15:05
Novo módulo do Sigepe facilita a gestão e o acesso à legislação de pessoas do governo federal

Foto mostrando uma mão tocando em uma tela touch screen

by Comunicação Institucional do Serpro 

À primeira vista, o Sigepe Legis pode parecer uma simples ferramenta de buscas sobre a legislação federal de gestão de pessoas. Mas as aparências enganam, e muito, neste caso. Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia e lançado no último dia 15 de abril, o mais novo módulo do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) é uma solução que possibilita a elaboração, o processamento, a disseminação e o armazenamento de atos normativos da Administração Pública Federal.

De acordo com Andre Lago, da Diretoria de Relacionamento com Clientes do Serpro, o novo módulo foi projetado para desburocratizar e simplificar o processo de publicação de atos normativos, visando a transparência e a preservação das informações de forma padronizada e unificada. “Somente nos primeiros 30 dias de uso, o ambiente já contabiliza mais de 43 mil visitas. Nesse período, foram registrados acessos inclusive de outros países como, por exemplo, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, China e Japão”, informa Andre, que lembra ser pública a pesquisa de legislação do Sigepe Legis.

Usabilidade e eficiência

Na opinião de Cláudio Teles, da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro, a solução foi construída para proporcionar uma melhor experiência de acessibilidade e usabilidade aos usuários, bem como rapidez no processamento do resultado de pesquisas sobre um tema específico relacionado aos atos legislativos de gestão de pessoas do Governo Federal.

“O uso de tecnologias que garantem a indexação de documentos eletrônicos permite que o Legis exiba e classifique os resultados de buscas por palavra-chave ou avançada, através da aplicação de filtros e de forma otimizada. Além disso, também oferece ferramenta de cesta de itens, que é útil para o usuário guardar resultados de seu interesse durante a sua experiência de navegação no produto”, detalha Claudio.

Para mais informações e consulta à ferramenta pública de pesquisa, acesse a página do Sigepe Legis na internet.

O Sigepe

Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal atende aos órgãos participantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), abrangendo o ciclo de vida da área de gestão de pessoas: criação de cargos e empregos; seleção de pessoas; ingresso do servidor; gestão funcional (férias, movimentação, progressão funcional etc.); gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc.); aposentadoria e folha de pagamentos.

Dados apurados até outubro de 2018, apontam que o projeto Sigepe proporcionou uma economia de aproximadamente R$ 122 milhões para a Administração Pública Federal e há expectativa de uma economia adicional de mais R$ 362 milhões com as implantações futuras.

Desde o ano de 2019, o desenvolvimento do Sigepe vem sendo realizado apenas pelo Serpro, que assinou um novo contrato com o Ministério da Economia até março de 2024 para a construção de novos módulos.
[show_course id=”806″]