Sistema e Cartilha online auxiliam municípios na elaboração dos planos de mobilidade urbana

11 07 mobilidade urbana

Instrumentos desenvolvidos pelo MDR apoiam gestores municipais na preparação do documento, que é fundamental para nortear as políticas públicas

Brasília-DF, 11/7/2019 – Municípios com população inferior a 100 mil habitantes estão dispondo de auxílio técnico do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para elaborarem seus Planos de Mobilidade Urbana (PMU). Uma das novidades é o Sistema de Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana, uma ferramenta que permite aos gestores preencherem uma versão preliminar, com os conteúdos mínimos exigidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Outro instrumento disponível é a Cartilha de Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana, que foi atualizada pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob) e possui metodologia simplificada para auxiliar os gestores no processo de elaboração do planejamento.

O sistema de Apoio foi desenvolvido por meio de uma parceria com a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), no âmbito do Projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana. Na página online, os gestores devem inserir informações como a legislação pertinente ao tema, dados relacionados à infraestrutura de mobilidade urbana e demandas da sociedade, dentre outros. Após a conclusão da minuta, o documento deve ser discutido com a sociedade civil e instituído como Plano por meio de lei municipal.

A nova edição da cartilha atualiza o texto disponibilizado em 2017 e faz parte do Programa de Apoio à Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. A publicação oferece assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma sugestão de estrutura para o documento, de acordo com o nível de complexidade dos municípios. Para cada item obrigatório, a Prefeitura deve estabelecer objetivos, metas e ações estratégicas que produzam resultado compatível com a PNMU e a política local.

Em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Semob também desenvolveu um tutorial em vídeo que auxilia no preenchimento do sistema.

Projetos-piloto

Para elaborar a cartilha e o sistema, a Semob utilizou como referência a experiência de implantação de cinco projetos-piloto em macrorregiões do País: Canela (RS), Gravatá (PE), Gurupi (TO), Ituverava (SP) e Pirenópolis (GO). “O objetivo principal desses projetos foi testar a metodologia simplificada criada no âmbito do MDR para viabilizar a ampla aplicação nos municípios brasileiros. E eles nos permitiram identificar o que era possível aprimorar para oferecermos melhores subsídios às cidades”, explica a coordenadora-geral de Planejamento da Semob, Paula Nóbrega.


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Projetos de Convênios – Elaboração e Análise
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
05 e 06 de setembro de 2019 / Brasília - DF
SICONV Completo – Operacionalização e a nova Plataforma +BRASIL
Curso Intensivo (5 dias de curso - 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, fiscalização e prestação de contas no SICONV; inclui nova Plataforma +Brasil: Painel Transferências Abertas +BRASIL e Painel de Convênios; Aplicativos Gestão +BRASIL, Cidadão +BRASIL e Fiscalização +BRASIL; e Acesso aos Sistemas; Publicações Recentes: Comissão Gestora do SICONV – Ata da Reunião Ordinária nº 02/2019 e Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019).
09 a 13 de setembro de 2019 / Brasília - DF
 

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil