Orzil News
Brasília, April 25, 2024 4:01 PM

Site disponibiliza aos jurisdicionados o Manual de Gestão de Riscos do TCE-PR

Publicado em: 06/11/2019 17:11 | Atualizado em: 06/11/2019 17:11

O gerente do Programa de Implantação do Sistema de ...

Está disponível, no site do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o Manual de Gestão de Riscos do TCE-PR, o qual contém conceitos e diretrizes para a implantação dessa metodologia de gerenciamento no âmbito da administração pública. O documento, além de embasar a estruturação do sistema de gestão de riscos do próprio Tribunal, também pode ser utilizado como fundamento para a adoção dos métodos ali expostos por qualquer jurisdicionado da corte de contas paranaense.

O manual foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6 de novembro) no auditório da corte, em Curitiba, pelo gerente do Programa de Implantação do Sistema de Gestão de Riscos no TCE-PR (Progeri), o analista de controle Gustavo Luiz Von Bahten. Além de falar sobre os principais aspectos da metodologia detalhada no documento, ele relatou os bons resultados que o Tribunal tem alcançado ao tratar os riscos identificados em seus processos de trabalho.

No arquivo digitalizado, há um glossário com explicações sobre os principais conceitos relacionados ao tema, além de um breve histórico sobre a implementação da metodologia em diversos órgãos da administração pública brasileira, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

Também é detalhado o processo de implantação do sistema de gestão de riscos no próprio TCE-PR. Finalmente, o manual fornece instruções sobre o fluxo que deve seguir um processo de gerenciamento de riscos, a partir do cumprimento de etapas como o mapeamento dos processos de trabalho, a análise de impacto e probabilidade da ocorrência dos riscos identificados e a adoção de um plano de ação com medidas preventivas e de mitigação desses riscos.

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR
[show_course id=”838,863″][show_course id=”864,865″]