Orzil News
Brasília, April 18, 2024 5:49 PM

SPE divulga Prisma Fiscal de outubro de 2019

Publicado em: 10/10/2019 12:10 | Atualizado em: 10/10/2019 12:10

Prisma fiscal

Projeções para o resultado primário indicam melhora nas expectativas quanto às contas públicas; confira as previsões.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) divulgou nesta quinta-feira (10/10) o Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal de outubro de 2019.

“As expectativas de mercado para as principais variáveis fiscais indicam confiança no esforço de consolidação fiscal do governo federal”, afirmou Bernardo Schettini, coordenador-geral de Política Fiscal da SPE. De acordo com o coordenador, exemplo disso é a redução observada na expectativa mediana para o déficit primário deste ano.

Acesse os relatórios na íntegra:

Relatório Mensal – outubro 2019
Distribuição de Frequência – outubro 2019

Prisma Fiscal

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE/ME para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral.

Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.

Publicações

O Relatório Mensal reúne as estatísticas das previsões enviadas pelas instituições participantes (mediana, média, desvio padrão, mínimo e máximo). Nele também pode ser consultada a média das instituições com o melhor nível de acerto para cada variável.

Já o relatório de Distribuição de Frequência apresenta, em formato gráfico, a frequência das projeções para cada variável nos últimos três meses.

Ranking

A SPE divulga, ainda, a relação das cinco instituições com maior precisão em suas previsões para cada variável fiscal, o Podium. A elaboração e divulgação dos rankings, além de trazer reconhecimento às instituições com melhores previsões, busca incentivar o aprimoramento dos modelos preditivos contribuindo para a robustez dos dados divulgados.

Painel do Prisma Fiscal

Pela consulta ao Painel do Prisma Fiscal, disponível no site da Economia, é possível ter acesso facilitado às expectativas de mercado para as principais variáveis fiscais brasileiras e acompanhar as projeções para arrecadação das receitas federais, despesa total do governo central, resultado primário e dívida bruta do governo geral. A elaboração do painel é mais uma medida para aumentar a transparência e o controle da sociedade sobre as ações do governo.

[show_course id=”869,837″]

[show_course id=”830,829″]