Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:29 AM

SPPI recebe prefeito de Goiânia para discutir possibilidades de estruturação de projetos no município

Publicado em: 04/02/2021 23:02 | Atualizado em: 05/02/2021 08:02
As demandas apresentadas na reunião serão detalhadas em nova agenda, com a participação do BNDES, que tem apoiado a estruturação dos projetos

A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, recebeu, nesta quinta-feira (4/2), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e apresentou os projetos da carteira do PPI e o escopo de trabalho do Programa.

O prefeito elencou as demandas prioritárias de Goiânia e falou da importância de avançar com as parcerias já no início de sua gestão. “Queremos conhecer as iniciativas do PPI e entender como podemos estruturar projetos de parcerias no munícipio”, disse.

Na ocasião, o secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do PPI, Wesley Cardia, e o diretor de Programa, Manoel Renato, fizeram breve apresentação sobre os projetos atualmente apoiados pelo PPI, em áreas como iluminação pública, esgotamento sanitário, distribuição de água, resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana, saúde, educação e segurança.

“Desde 2019, o PPI atua junto aos entes subnacionais, em especial estados e municípios, dando todo o suporte para fortalecer e ampliar a interação com a iniciativa privada, trazendo o parceiro privado para viabilizar os equipamentos que o poder público não tem condições de construir e operar. O objetivo é que consigamos entregar serviços melhores e mais eficientes para a população”, ressaltou Martha Seillier.

As demandas apresentadas nesta primeira reunião serão detalhadas em nova agenda, com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem apoiado a estruturação dos projetos.

Apoio a subnacionais

O PPI atua para ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada, por meio de celebrações de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

O Programa apoia projetos junto a entes subnacionais – estados e municípios – fomentando as parcerias público-privadas e oferecendo assistência técnica, financeira e institucional para a produção de estudos de viabilidade, propostas de melhorias regulatórias e atração de investidores.

A qualificação do projeto viabiliza que o modelo estudado e definido seja replicado em outros municípios do país, com menor custo – dada a multiplicação da experiência bem-sucedida –, maior qualidade e segurança jurídica dos instrumentos contratuais, favorecendo a prestação de serviços de melhor qualidade à população.