Orzil News
Brasília, March 28, 2024 3:22 PM

SRT/MG divulga resultados do Projeto de Inclusão de Pessoas com Sofrimento Mental no Mercado de Trabalho

Publicado em: 17/05/2019 16:05

Em cinco anos de existência do Projeto, mais de 200 pessoas obtiveram vínculos formais no trabalho.

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), a SRT/MG comemora os resultados do Projeto de Inclusão de Pessoas com Sofrimento Mental no Mercado de Trabalho em Minas Gerais. A divulgação dos dados demonstra que a iniciativa incluiu – durante o decorrer do projeto – mais de 200 pessoas no mercado formal de trabalho. Pioneira no estado, a ação que é desenvolvida pela Regional mineira em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e instituições qualificadoras de ensino integra o Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no contexto do trabalho.

Para a Coordenadora do Projeto, a Auditora Fiscal do Trabalho da SRT/MG Patricia Siqueira Silveira a ação chega ao quinto ano de existência demonstrando que houve uma quebra no paradigma de não empregabilidade das pessoas com esquizofrenia e transtorno bipolar grave. “A maior parte dos trabalhadores que entraram em 2014 no projeto permanece nos postos de trabalho. A taxa de empregabilidade após a qualificação profissional por meio da aprendizagem é de 100%, demonstrando que esses profissionais, estigmatizados pela sociedade, precisam apenas de oportunidades para estarem presentes no disputado mercado de trabalho”, disse. A ação que visa potencializar o cumprimento da reserva de cargos prevista na Lei nº 8.213/91, mais conhecida como Lei das Cotas, prevê a contratação de pessoas com deficiência psicossocial, após conclusão de curso de aprendizagem profissional conduzido por instituição qualificadora de ensino.

Para assegurar a inclusão efetiva desses trabalhadores, a SRT/MG busca o engajamento de novos parceiros ao projeto. Patricia Siqueira lembra que o Supermercado Verdemar foi a empresa pioneira do projeto em MG. “Oferecemos a proposta ao supermercado durante uma fiscalização da SRT/MG. Com essa experiência, o projeto se fortaleceu dentro da empresa dando continuidade às contratações”, afirma. Desde então, o referido projeto vem conquistando mais adesões. Atualmente, cerca de 10 empresas da RMBH já aderiram ao Projeto, que também iniciou operação em Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o município de Juiz de Fora.

Logística do Projeto

Inicialmente, os trabalhadores são indicados pelos centros de convivência que integram a Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da PBH Os selecionados são encaminhados para a empresa e começam a participar da aprendizagem profissional realizada pelo Senac e pela ONG Rede Cidadã. “A parceria com a rede de apoio à saúde mental da PBH é fundamental pois é através desta parceria que são encaminhadas ao projeto as pessoas já em condições de entrar ou retornar ao mundo do trabalho”, ressalta Patricia Siqueira.

Durante o treinamento, os selecionados têm a Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada e recebem bolsa equivalente ao salário mínimo/hora, vale transporte, alimentação gratuita, dentre outros benefícios. De acordo com Patricia Siqueira, durante a aprendizagem na empresa contratante que inclui uma programação teórica e prática, os aprendizes são pouco a pouco inseridos e adaptados ao ambiente de trabalho. “Trata-se de uma adaptação gradual ao ambiente de trabalho. Ao final do processo essas pessoas são efetivadas como trabalhadores com contrato indeterminado”, esclarece.

Patricia Siqueira ressalta que o projeto iniciou, mês passado, três novas turmas com 20 alunos cada uma. De acordo com ela, após a conclusão do curso que tem duração de 12 meses, os novos profissionais que estão sendo preparados para atuarem como auxiliares administrativos e repositores de mercadorias já têm a vaga garantida no mercado formal de trabalho.

Novas adesões:

O resultado positivo da inclusão desses profissionais tem atraído o interesse das empresas. “Graças à quebra de paradigmas esse trabalhador tem sido contratado também fora do projeto pois o mercado está abrindo a porta para eles” disse Patricia Siqueira.

Os interessados em participar e as empresas que desejam contratar esses aprendizes podem procurar o Núcleo de Igualdade de Oportunidades da SRTE/MG por meio do telefone (31) 3270-6156 ou pessoalmente na rua Tamoios, nº 596, Centro – 3º andar (das 9h às 17h).

 

Saiba Mais: O Dezoito de Maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial)
A data foi proposta no II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado na cidade de Bauru (SP), em 1987. No evento, foi criado o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e lançado o manifesto público intitulado “Por Uma Sociedade Sem Manicômios”. O Movimento ao evidenciar os direitos das pessoas com sofrimento mental distingue-se pelo seu caráter democrático, pois conta com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais da área e outros segmentos da sociedade civil interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser.

Ministério da Economia
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(61) 2021-5449
[show_course id=”812″]