Orzil News
Brasília, April 23, 2024 2:40 PM

STJ: Empresas aéreas não podem cancelar passagem de volta

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 15/11/2017 11:11 | Atualizado em: 16/11/2017 08:11

STJ: Empresas aéreas não podem cancelar passagem de volta

Cancelamento automático de bilhete por no-show na ida é abusivo, diz 4ª Turma

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que companhias aéreas não podem cancelar automaticamente a passagem de volta quando o passageiro não embarcou no trecho de ida. A decisão é da 4ª Turma, e foi proferida por unanimidade na última terça-feira (14/11).

Os ministros consideraram abusiva a prática de condicionar a manutenção da reserva do voo de volta ao embarque do passageiro no voo de ida. Para a Turma, o cancelamento está em desacordo com dispositivos do Código de Defesa do Consumidor que vedam o enriquecimento ilícito, a venda casada e a deficiência na informação sobre o serviço e produtos prestados.

O caso analisado pelo STJ envolvia a Gol, que recorria de condenação ao pagamento de R$ 25 mil em danos morais a uma passageira que teve o seu voo de retorno cancelado. Na data de ida ela compareceu ao aeroporto, mas por problemas de documentação não embarcou. Na véspera do voo de retorno tentou reservar seu assento e descobriu que a passagem havia sido cancelada.

A empresa argumentava que a culpa pelo cancelamento havia sido exclusiva da passageira, já que não compareceu ao voo. O episódio ocorreu em 2011.

Venda casada

Segundo o relator do Recurso Especial 1.595.731/RO, ministro Luís Felipe Salomão, condicionar a validade do bilhete de volta à utilização do bilhete de ida significa venda casada.

“Além de ferir a lógica da razoabilidade, [a prática] traduz-se em venda casada, importando, ademais, em enriquecimento indevido da empresa aérea”, argumentou Salomão, salientando que o usuário “pagou previamente por todos os trechos”.

De acordo com ele, a Gol não apresentou questão técnica razoável para justificar a conduta. “Tal prática tarifária é comumente utilizada pela recorrente, assim como por outras empresas do mesmo ramo, e parece ter por finalidade exclusiva, ou ao menos primordial, a viabilização da nova comercialização do assento da aeronave, atendendo a interesses essencialmente comerciais da empresa e promovendo a obtenção de maior de lucro a partir da dupla venda”, afirmou.

Para Salomão, embora a prática possa ser justificável do ponto de vista econômico e empresarial, não basta para legitimar prejuízos à parte vulnerável da relação de consumo – protegida pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor.

“O cancelamento da passagem de volta pela empresa aérea significa a frustração da utilização de um serviço pelo qual o consumidor pagou, a caracterizar, claramente, o cumprimento adequado do contrato por uma das partes e o inadimplemento desmotivado pela outra”, sustentou o ministro.

A Turma manteve o valor da indenização devida pela Gol à consumidora.

Regulação da Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também já se posicionou sobre o cancelamento automático do trecho de retorno. De acordo com a normativa que trata das Condições Gerais de Transporte Aéreo (CGTA), que entrou em vigor em março deste ano, a prática é proibida.

As regras passaram a valer para passagens aéreas compradas após o dia 14 de março desse ano. Nos voos domésticos, diz a norma, “o não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo do tipo ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida”.

Mariana Muniz – Brasília – Jota

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Entendendo a Nova Legislação de Convênios

Completo com foco no novo Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e nova Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

11 e 12 de dezembro de 2017 / Brasília – DF