Orzil News
Brasília, April 16, 2024 10:28 PM

Sua carteira profissional cabe agora no aparelho celular

Publicado em: 16/01/2019 11:01 | Atualizado em: 16/01/2019 14:01
Solução tecnológica do Serpro permite que órgãos públicos e conselhos de classe emitam versões digitais de suas identidades profissionais

Imagem de um homem em frente ao espelho e, em destaque, a marca da solução ProID

por Comunicação Institucional do Serpro — 15 de janeiro de 2019

A identificação digital é uma tendência global e uma realidade no Brasil. Em 2017, o governo disponibilizou a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, hoje chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em 2018, foi a vez do Documento Nacional de Identidade (DNI). Agora, em 2019, o Serpro acaba de lançar o ProID, uma solução que moderniza as carteiras de identidade e funcionais, transferindo para um aplicativo de celular os tradicionais documentos em papel ou plástico.

A inovação é voltada para conselhos de classe e suas respectivas seccionais, como CRM (Medicina), e CAU (Arquitetura e Urbanismo), por exemplo, e órgãos públicos que possuem emissão de documentos próprios, como Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias (Civil, Militar e Federal), entre outros.

Assim como a CDT e o DNI, os documentos emitidos por meio do ProID têm fé pública em todo território nacional, pois contam com QR Codes criptografados para verificação de autenticidade. Essa verificação pode ser feita facilmente a partir de outro aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Vio, que atesta a autenticidade da carteira digital mesmo se não houver conexão com a internet no momento.

Mais que uma simples identificação

Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus servidores ou filiados. Por meio do aplicativo, o órgão público ou conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa. Reduz também a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão destes dados.

Outra vantagem importante da solução é a possibilidade de bloqueio automático do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento. Esse recurso garante uma maior proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei. Melhora também o fluxo de fiscalização, já que praticamente impede o uso de documentação vencida, falsa ou adulterada.

Certificação Digital

A próxima evolução no ProID, em estudo pelo Serpro, é a incorporação da tecnologia de certificação digital em nuvem ao documento. Quando implementada, o usuário poderá ter, a um só tempo, uma carteira profissional eletrônica e um certificado digital NeoID, utilizado para dar validade jurídica a transações realizadas digitalmente. Essa funcionalidade pode ser bastante útil para advogados em relacionamento com tribunais, por exemplo.

Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse página do ProID no portal do Serpro.

Elaboração e Análise de Projetos de Convênios
21 e 22 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
Informações Completas+

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto