Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:57 PM

Subchefia de Assuntos Federativos lança livro sobre o principal modelo de transporte intermodal brasileiro

Publicado em: 06/12/2018 15:12 | Atualizado em: 07/12/2018 13:12

O Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná,formado por hidrovias, ferrovias e rodovias,transporta anualmente quase 9 milhões de toneladas, especialmente areia, cana-de-açúcar e grãos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. O livro, resultante de levantamento de informações e dados, promove diagnóstico sobre esse corredor intermodal de transporte

A Subchefia de Assuntos Federativos – SAF da Secretaria de Governo da Presidência da República apresenta os resultados do levantamento de dados e informações sobre o principal sistema intermodal de transporte brasileiro, por meio do livro “Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná: panorama e perspectivas”. O lançamento ocorrerá no próximo dia 12 de dezembro, às 17 horas, na Sala de Reuniões 98, no quarto andar do Palácio do Planalto.

O Sistema Hidroviário Tietê-Paraná consiste no principal modelo de transporte intermodal de cargas do Brasil e deve transportar mais de 9 milhões de toneladas em 2018. Parte da produção de soja, milho e farelo de soja (cerca de 3 milhões de toneladas neste ano) dos 3 estados do Centro-Oeste é escoada para os portos de Santos e Paranaguá por intermédio das Hidrovias Tietê e Paraná, com o auxílio de trem e caminhões.

Entes envolvidos com esse Sistema Intermodal de Transporte têm buscado formas de aumentar o volume, os tipos e a direção de produtos transportados, bem como a ampliação do uso dos recursos hídricos, por meio da navegação de turismo e da construção de espaços de lazer ao longo dos rios.

Nesse sentido, são necessários investimentos e esforços conjuntos dos diversos entes envolvidos no Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná: governos municipais, estaduais e federal; empresas de transporte hidroviário, ferroviário e rodoviário; operadores de turismo; empresas concessionárias de produção de energia elétrica; agências reguladoras; entidades de classe e os diversos órgãos fiscalizadores e de planejamento.

A SAF tem atuado, por meio de articulação e da promoção de diálogos e de negociações entre os entes envolvidos com o Sistema Intermodal, para garantir o bom funcionamento das hidrovias Tietê e Paraná e dos outros modais que fazem parte do sistema, além de atuar para a promoção de melhorias. Vem articulando também para a concretização de um fórum que visa discutir o planejamento intermodal na área de influência do Sistema Intermodal de Transporte Tietê-Paraná, bem como de outras hidrovias brasileiras.

O livro contou com a parceria do Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo – SINDASP e das prefeituras de Araçatuba/SP e Pederneiras/SP, na coleta de informações e na produção de imagens em diversos pontos do Sistema Intermodal de Transporte. Também teve o apoio de empresas que atuam no transporte de cargas e nos passeios turísticos que partem da sede do município de Barra Bonita/SP, além da Faculdade de Tecnologia de Jahu – FATEC-JAHU e do Departamento Hidroviário – DH do estado de São Paulo. O texto do livro é do jornalista e fotógrafo Marcílio Souza, que também produziu a maior parte das imagens.

Assessoria de Comunicação da SAF
(61) 3411-3460 ou 99351-8381

Termo de Execução Descentralizada – TED
17 e 18 de dezembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Especial: correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.