Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:42 PM

TáxiGov será expandido para órgãos públicos federais de São Paulo

Publicado em: 01/10/2019 11:10 | Atualizado em: 01/10/2019 12:10

 Fuji Táxi venceu a concorrência no estado ao oferecer um preço 12% mais barato do que o estimado na licitação

Órgãos públicos federais em São Paulo vão começar a usar o TáxiGov dentro de aproximadamente um mês. O Ministério da Economia assinou nesta segunda-feira (30/9) Ata de Registro de Preços para utilização do modelo de transporte administrativo de servidores e colaboradores do governo federal que já é utilizado no Distrito Federal e entorno.

A Associação dos Taxistas Prime (Fuji Táxi) foi a vencedora da licitação, com preço de R$ 2,83 por quilômetro rodado – valor 60% inferior ao que é gasto no modelo atual (e 12% menor do que o estimado na licitação). A expectativa é que o serviço entre em operação na capital paulista e na região metropolitana no mês de novembro.

Devem migrar para o novo sistema 19 instituições federais, como hospitais, agências reguladoras, institutos federais e universidades. A contratação equivale a 1,2 milhão de quilômetros, que deverão ser percorridos num período de 12 meses, totalizando o valor de R$ 3,4 milhões.

“O ano de 2019 é um marco para o TáxiGov”, avalia Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia. “O modelo que já está consolidado no Distrito Federal agora será expandido para São Paulo e Rio de Janeiro. Isso comprova a eficácia da iniciativa, que é bem avaliada pelos servidores e gera economia aos cofres públicos”.

O serviço começou em 2017. Desde sua implantação, resultou em economia de 65% em relação ao modelo anterior, que utilizava carros próprios ou alugados. Até o momento, mais de 17 mil servidores e colaboradores utilizaram o modelo de deslocamento a serviço, superando 450 mil corridas. A avaliação é positiva: nota 4,9, de um máximo de cinco. O tempo médio de espera é de menos de seis minutos.

O TáxiGov foi um dos vencedores do 22º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria “Processos organizacionais no Poder Executivo Federal”. O prêmio foi entregue em agosto de 2018.

[show_course id=”852,842″]

[show_course id=”866,869″]