Orzil News
Brasília, April 20, 2024 9:03 AM

TCE-ES discute parceria com municípios e Terceiro Setor para fomentar fundos de assistência social

Publicado em: 17/05/2019 16:05

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Sérgio Aboudib, recebeu o presidente da Associação dos Municipios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, prefeitos, secretários municipais e representantes do Terceiro Setor. O encontro aconteceu na Corte de Contas, nessa semana, com o objetivo de discutir a criação de leis nos municípios, para que empresas privadas possam destinar parte do imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e, também, para o Fundo do Idoso.

Segundo o presidente do TCE-ES, a medida pode ter um grande impacto no orçamento destinado a área social. “Esse plano pode melhorar a vida de muita gente. Estamos falando de fundos, com cerca de R$ 10 milhões à disposição, que no futuro poderão contar com até R$ 300 milhões, e a parceria com a Amunes vai nos permitir chegar aos prefeitos”, afirmou Sérgio Aboudib.

O conselheiro da Corte de Contas, Rodrigo Coelho do Carmo, participou da reunião. Ele falou sobre os desafios para implementar as ideias do grupo. “A gente sabe que a vida acontece nos municípios e boa parte da responsabilidade da distribuição dos serviços de assistência social é das prefeituras. No entanto, são elas quem menos recebem recursos. Por isso, precisamos conscientizar os prefeitos da necessidade de avançar com esse projeto”, explicou o conselheiro.  cursos especiais+

De acordo com presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel, o incentivo é benéfico para todos as partes envolvidas. Ele garantiu que não vai faltar apoio da Amunes. “Vamos trabalhar junto com os prefeitos para viabilizar esse projeto. É a nossa chance de utilizar recursos das entidades privadas para promover serviços de assistência social para a parte da sociedade que mais precisa deles”, finalizou o presidente da Amunes.

Também participaram da reunião:

Valdemar Luiz Horbelt Coutinho – Prefeito de Santa Leopoldina
Roberto Schulze – Conselho Regional de Contabilidade
Gilmar Alves Batista – Defensoria Pública
Adriana Denadai – Fundaes
Hellen Caroline de Salles Pinheiro – Fundaes
Elcimara Loureiro – Fundaes
Gleidi Teixeira – Fundaes
Robson Melo – Fundaes
Valcemiro Nossa – Fucape/ Fundaes
Luciana Di Giorgio – Victory Assessoria
[show_course id=”812″]