Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:45 PM

TCE-ES disponibiliza manual de orientações para reuniões virtuais

Publicado em: 19/06/2020 15:06 | Atualizado em: 19/06/2020 15:06
Com linguagem simples, textos curtos e ilustrações, manual de orientações para participação em webconferências foi disponibilizado aos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Com este material, o servidor estará apto para escolher o melhor ambiente para a reuniões virtuais. Além de conferir orientações técnicas, dicas de enquadramento de câmera, postura e de vestuário, dentre outras.

Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom), o objetivo do manual é facilitar a comunicação, viabilizando aos servidores um melhor resultado ao utilizar as plataformas virtuais, garantindo agilidade e otimização da produtividade nas demandas da Corte de Contas.

A cerimonalista da Corte, Gilvana Scherrer, destacou a importância de todos os servidores estudarem o material. “O manual é um guia para esclarecer as dúvidas de como se comportar em uma reunião virtual. É algo novo para todos nós. Temos que nos adaptar à essa nova realidade. Estávamos acostumados a interagir em reuniões presenciais. Com o coronavírus e o isolamento social, tivemos que aprender a usar essas novas plataformas, onde é preciso observar a postura, o modo e o momento certo de falar, o lugar adequado para o vídeo, entre outras”, ressalta.

O manual oferece orientações para que o servidor possa se preparar antes e durante a reunião virtual, para que não haja nenhum desconforto e constrangimento. Gilvana lembra que como as pessoas estão trabalhando em casa é comum elas se vestirem mais à vontade.  “Ao ser convocado para a reunião on-line, é importante que o servidor se vista adequadamente para a ocasião, pois pode ser que ocorra algo. E que esse servidor possa se levantar rapidamente”, afirma.

Confira algumas das dicas de como se preparar antes e durante as reuniões virtuais:

Antes:

  • Use, preferencialmente, a luz natural para realizar as reuniões, em um ambiente tranquilo da casa;
  • Seja pontual e entre na sala virtual com antecedência de 10 minutos;
  • Use vestimentas corretas para realizar a reunião;
  • Teste os equipamentos.

Na reunião:

  • Certifique-se de desligar o microfone ao entrar na reunião para evitar ruídos;
  • Tenha postura ao se sentar diante da câmera;
  • Fale pausadamente e olhando para a câmera;
  • Evite movimentos bruscos para evitar distorções na imagem;
  • Fale quando for convocado;
  • Enquadre a câmera na altura do busto e rosto.

A cerimonialista reforça que essas dicas são também válidas para quem for fazer o uso pelo celular. “Posicione o celular na altura dos olhos, nunca olhe para o celular para baixo porque pode causar desconforto visual para quem estiver presente na reunião”, frisa.

Confira aqui o Manual.

[show_course id=”900,952″]
[show_course id=”953,935″]